Pesquisa mostra que DNA das crianças pode ser modificado por fatores externos

A Boa do Dia

Pesquisa mostra que o ambiente em que a criança está inserida pode modificar seu DNA

By Carol Guedes

October 20, 2017

Inúmeras pesquisas mostram que o ambiente em que as crianças crescem e se desenvolvem é capaz de influenciar sua vida adulta. Mas não para por ai: fatores externos podem também provocar modificações no DNA dos pequenos, que só serão observadas anos depois; ou podem ser notadas a longo prazo.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Northwestern, essas mudanças no DNA por diversas razões. São elas: socioeconômicas, ausência dos pais, duração da amamentação e exposição a micróbios que ocorreram na infância e que podem afetar a saúde da pessoa anos depois.

Estudo desenvolvido:

Uma etapa dessa pesquisa analisou cerca de 500 mulheres grávidas em 1983 nas Filipinas. Elas tinham diferentes situações tanto de moradia, quanto financeira. Ao longo de 21 anos, a vida de seus filhos foi acompanhada até que o DNA deles foi estudado. Os cientistas notaram que as condições em que essas crianças estavam inseridas provocaram mudanças em seu material genético; e consequentemente, tinham conexão direta com sua saúde logo no começo da vida adulta.

Aqueles que tiveram pais mais ausentes, falta de exposição a micro-organismos (o que fortalece o sistema imunológico) e viveram em situação de pobreza tiveram os níveis de proteínas ligados a inflamações menos controladas.

Esse estudo mostrou, pela primeira vez, que esses fatores são capazes de influenciar não só o comportamento, como a parte genética do indivíduo.

Foto: Reprodução/ Internet

Fonte: Uol