Pesquisa mostra como o cérebro da mãe reage ao choro do bebê em explicação científica
A primeira coisa que o bebê faz ao vir ao mundo é chorar. E isso se repete ao longo de meses, alguns de forma mais intensa. O choro é também uma forma da criança mostrar que está com sono, fome, dor ou com algum desconforto.
Mas, como essa atitude do pequeno reflete em sua mãe? Geralmente a primeira ação da mulher é tentar acalmá-lo e embalá-lo. De acordo com um trabalho do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), nos Estados Unidos, há uma explicação científica para essa tomada de decisão.
Os cientistas realizaram alguns experimentos, com etapas. Na primeira, avaliaram por uma hora o comportamento de 684 mães de 11 países, incluindo o Brasil, e de seus filhos de 5 meses de idade. Foram observadas respostas parecidas entre elas. A maioria, mesmo de diferentes nações e culturas, rapidamente pegava o bebê no colo e começava a conversar com ele.

Como segunda fase, queriam entender como o cérebro reagia a isso. As mães precisaram fazer exames de ressonância magnética funcional. Ele é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo no cérebro, em resposta à atividade no órgão. Comparando os resultados com mulheres que não tem filho, as diferenças ficaram evidentes.

As mães apresentavam alterações em regiões como a responsável por andar e falar. E outras também tiveram áreas relacionadas ao processamento de som e produção do discurso ativadas quando ouviam o choro. Partes relacionadas ao ato de cuidar também sofreram modificações.
Outras mudanças já tinham sido notadas em diferentes estudos, que mostram como a mulher reage emocionalmente em certas situações, como quando o filho ou outra criança começa a chorar. E você, qual a primeira atitude que toma ao ver seu bebê chorar?
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Bebê.com


