Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Pesquisa mostra 2 erros que praticamente todos os pais cometem na hora de dar remédio aos filhos

Seja para seus bebês ou para suas crianças, uma situação que todos os pais vão enfrentar pelo menos uma vez em sua vida é a necessidade de dar remédio aos filhos.

Agora, o que muitos papais e mamães de plantão não sabem é que, pelo menos uma vez na vida, 85% deles já erraram na dose de medicamentos líquidos aos pequenos, como aponta uma pesquisa publicada na revista Pediatrics.

Deste número, um dado que chama a atenção é que 68% dos pais dão a seus filhos uma quantidade maior do que a necessária de medicação, o que pode causar uma overdose.

A explicação para que estes erros ocorram costuma passar por dois momentos bem específicos, como afirma a pediatra e professora da Universidade de Harvard (EUA), Claire McCarthy. O primeiro remete ao fato de pais terem dificuldade na medição da quantidade de remédio necessária, enquanto o segundo momento é justificado por muitos responsáveis não compreenderem de maneira correta as instruções no rótulo.

A pediatra recomenda dois métodos para que os pais possam se prevenir destes erros:

– Uso de seringa: De acordo com estudo realizado pela mesma revista, há uma probabilidade 4 vezes maior dos pais errarem a medicação quando usam copos e não seringas. E isso se torna um problema, principalmente considerando que vários medicamentos oferecem junto um copinho – e alguns destes podem apresentar medidas que confundam os responsáveis pelas crianças – o que faz muitos pais optarem por seu uso. As seringas oferecem uma precisão maior e é mais garantido que o bebê engolirá toda a medicação.

E além dos copinhos, evite as colheres, que fazem com que a chance de se errar a dosagem seja ainda maior.

– Dê atenção especial às instruções: É importante ressaltar que as instruções não seguem um padrão de um remédio para outro e podem confundir em sua prescrição das dosagens. Portanto, os pais devem ter total atenção ao lê-las e medicar as crianças somente após terem total compreensão do que está sendo dito. Se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar o pediatra da criança ou um farmacêutico.

Fique sempre muito atento!

Fotos: Reprodução

Pesquisa mostra 2 erros que praticamente todos os pais cometem na hora de dar remédio aos filhos
Rolar para o topo