O hábito de fumar é algo ainda muito frequente em todo o mundo. No Brasil o cigarro se tornou um problema de saúde pública não para aqueles que fumam, mas também para quem convive perto de fumantes, No entanto, uma pesquisa recente mostra que o país esta avançando na questão do combate ao tabaco. Os resultados de uma pesquisa divulgados na última sexta-feira no Congresso Instituto Nacional do Câncer mostrou que metade dos fumantes brasileiros querem parar de fumar.
De todos os 24 países que participam da pesquisa que mede o impacto psicossocial e comportamental de políticas para o controle do tabaco, o Brasil foi o que teve o maior índice de fumantes querendo deixar o vício.
Os principais motivos apontados pelos fumantes são: saúde, o mau que podem estar causando a não-fumantes que convivem e o exemplo que podem estar passando para as crianças. As pesquisas também indicam que fumadores estão mais motivados a parar e estão apoiando mais as ações governamentais de combate ao tabagismo.
O índice de usuários do tabaco insatisfeitos no Brasil é bastante elevado, ainda mais se comparado ao de países desenvolvidos com programas estruturados de controle ao tabaco como, por exemplo os Estados Unidos (índice de 37%), França (34%), Inglaterra (33%) e Alemanha (apenas 10%)”.
A diretora-geral do Inca (Instituto Nacional do Câncer) Ana Cristina Pinho, expressa que esses dados simbolizam um pedido de socorro, pois os fumantes sabem que aquela substância está lhe fazendo mal, no entanto, não conseguem se libertar de uma dependência química e psíquica.
Em complemento a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), Tânia Cavalcante,explica: “Essa mudança na postura em relação ao hábito de fumar, que era bem visto e amplamente estimulado no Brasil entre as décadas de 70 a 90, é fruto de um longo trabalho desenvolvido pelo Inca e pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias de saúde e a sociedade civil”.
Além disso, pesquisas antecessoras mostram que a maioria dos fumantes apoia a proibição do uso do tabaco. Contudo, estes resultados mostram que Brasil teve uma grande qualidade no combate a um hábito responsável por muitos problemas de saúde.












