A Boa do Dia

Pesquisa comprova que perder um cão de estimação pode ser tão triste e difícil quanto perder uma pessoa amada

By Bruno Piai

March 18, 2017

Nós sabemos que qualquer assunto tratado hoje em dia, seja qual for sua vertente, carrega consigo uma certa polêmica. E a criação de um animal é um tema que não foge disso. Para muitas pessoas, um bicho de estimação é mais do que apenas um pet, mas sim, um membro da família. Já para outros, é absurdo pensar no quanto muitos dão tanto valor a seus animais, mas não agem da mesma forma com seus semelhantes.

O fato é que, pensando nisso, psicólogos da Universidade de Lancaster, em Preston, Inglaterra, fizeram uma pesquisa analisando o quanto representa a perda de um cão para seu dono. E tocaram na ferida ao chegar à conclusão que, para a maioria das pessoas, perder um cão é, em praticamente todos os sentidos, comparável a perda de um ser humano amado por elas. O resultado te surpreende?

No estudo, foi constatado também que, muitas vezes, as pessoas têm ‘vergonha’ de assumir que a perda do animal de estimação têm a capacidade de mexer tanto com elas. E tentam lutar contra os próprios sentimentos para não se deixar levar tanto pela morte de um bicho, porque não é “socialmente aceito” sofrer tanto por um animal.

  1. Foto: O Verso do Inverso / Reprodução

No entanto, a consequência disso é exatamente contrária à que se espera e pode fazer com que o dono tenha mais dificuldade em superar a perda.

De acordo com informações do portal R7, talvez o principal fator para que humanos e cães tenham uma relação tão intensa está no fato do animal não fazer julgamento e nos aceitar como somos.

  1. Foto: UOL

Exames de ressonância magnética comprovam que o cérebro canino responde a elogios de seu dono com força e entusiasmo semelhantes a como fazem com comida (e em alguns casos, estímulos à base de elogios são mais eficazes do que à base de alimentos).

Além de tudo isso, os cães também têm a capacidade de entender os sentimentos humanos apenas por meio de sua expressão facial e podem apresentar comportamentos mais hostis e evasivos àqueles que eles enxergam não fazer bem para seus proprietários.

  1. Foto: R7 / Reprodução

Segundo a psicóloga Julie Axelrod, dói tanto perder um cão pois já não existe mais aquela relação limitada a dono e animal, mas um vínculo marcado por amor, companheirismo, compaixão e que traz as sensações de segurança e conforto. O que justifica o luto pela perda de um cachorro.

Mas e para você, perder um cachorro é algo tão doloroso quanto perder uma pessoa amada?