Vamos combinar: não dá para negar o quanto lencinhos umedecidos são práticos. Ideais para momentos de emergência e para pais e mães limparem seus bebês, os lenços se tornaram acessório indispensável nas bolsas e mochilas de quem cuida de crianças pequenas.
Entretanto, nem tudo são flores, infelizmente.
Segundo um estudo da professora e doutora em dermatologia da Universidade de Connecticut, Mary Wu Chang, o uso diário desses lenços pode ser perigoso. E é importante que todos os responsáveis se atentem a isso.
Na pesquisa, divulgada pela NBC News, a especialista revela que encontrou pelo menos 6 crianças com uma alergia rara. E ao realizar estudos mais aprofundados, constatou que o uso de um determinado tipo de lencinho era a causa do problema.
-
Foto: Reprodução
Além do estudo de exposição das situações de risco proporcionadas pelos lenços, outro fator perigoso às crianças motivou a retirada de várias marcas do produto do mercado – pelos próprios fabricantes – por conterem mofo. E de acordo com o site WebMD, foram notificadas várias UPC (número de criação do produto ou código de barras) de lenços umedecidos por haverem contaminação (se você tem alguma unidade do produto recolhido em sua casa, clique aqui para confirmar).
E não é somente a isso que se resumem os problemas que podem ser gerados pelo uso dos lencinhos umedecidos. Informações do portal espanhol Conasi trazem à tona que cada lugar da pele que tenha sido contatado por um lenço pode desenvolver dermatite alérgica e, nas meninas, sinéquias valvulares (aderência dos lábios menores da vulva um ao outro).
A doutora Wu Chang afirma que a causa da dermatite está voltada para o conservante metilisotiazolinona (MI), que também é encontrado em diversos produtos de cuidado pessoal e para o lar. E nos lenços, ao ser usado de maneira combinada com um outro conservante, o metilcloroisotiazolinona (MCI), o impacto da dupla foram diversos casos de reações alérgicas na pele, o que influenciou instituições de saúde a regulamentarem a não combinação dos dois conservantes na fabricação de novos lotes.
As fabricantes optaram, então, pelo uso exclusivo do MI. Contudo, ainda assim os casos de alergias, irritações na pele e dermatite aumentaram. O porquê disso: aumento na concentração do componente na fórmula.
-
Foto: Essência de Vida / Reprodução
Sendo assim, o uso dos lenços umedecidos devem ser evitados?
De fato, como comentado no início, os lencinhos são dotados de incrível praticidade e facilitam a vida de muitos pais. Porém, é importante ter atenção. O ideal, para quem quiser continuar utilizando-o é checar se não há o conservante citado acima e verificar se possui o mínimo possível de componentes químicos. Ainda assim, evite ao máximo o seu uso, principalmente no rosto da criança.
Dê sempre preferência a produtos naturais.


Foto: Reprodução
Foto: Essência de 









