Natureza Incrível

Perdeu o eclipse do fim de semana? Veja essas fotos!

By Drica Adamo

October 16, 2023

 Milhares de pessoas nas Américas olharam para o céu neste sábado para testemunhar um fenômeno raro conhecido como eclipse solar anular, quando a Lua passa na frente do Sol, produzindo momentaneamente a aparência de um ‘anel de fogo’ em o céu.

“É uma daquelas coisas que você não pode perder”, disse Oscar Lopez, 26 anos, que viajou da Cidade do México até Campeche, no sul do México, para ver o eclipse. “É incrível.”

“Temos muita sorte como seres humanos por poder experimentar essas coisas.”

Experiência única

A agência espacial norte-americana NASA disse que o eclipse estava seguindo um caminho do noroeste Pacífico dos EUA sobre a Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Novo México e Texas, atravessando partes do México, Guatemala, Belize, Honduras, Nicarágua, Panamá, Colômbia e Brasil antes. terminando ao pôr do sol no Oceano Atlântico.

Lopez e sua família estavam entre as centenas de espectadores usando óculos escuros que se reuniram para observar a lua deslizar lentamente sobre o sol da manhã em Campeche, uma pitoresca cidade da era colonial no extremo oeste da península de Yucatán.

Pessoas se reúnem para assistir ao eclipse solar anular – REUTERS/Adria Malcolm
O eclipse solar anular visto em Brasília, Brasil, 14 de outubro – REUTERS/Adriano Machado

Um eclipse solar anular ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol no momento em que a lua está no ponto mais distante do nosso planeta ou perto dele. Não obscurece completamente a face do sol, ao contrário de um eclipse solar total.

Em vez disso, cria a imagem de um anel brilhante nos contornos do sol que circunda o disco escuro da lua.

Uma pomba fica em um poste de energia elétrica durante o eclipse solar anular em Brasília, Brasil, 14 de outubro de 2023. REUTERS/Adriano Machado

Pedido de casamento

Um dos fãs celestiais na multidão escolheu o eclipse para pedir a namorada em casamento enquanto olhavam para o sol no Campeche.

“Eu não estava esperando por isso”, disse ela. “Estou muito feliz – e tenho certeza de que quero passar minha vida com ele.”

Neiva, Colômbia – REUTERS/Vannessa Jiménez

Fonte