Na cidade do México, um fato tem causado muita curiosidades na comunidade científica. Para manter seus filhotes aquecidos e protegidos, os pássaros costumam fazer seus ninhos usando galhos e folhas, mas o que está intrigando os cientistas nos últimos anos é fato de que alguns ninhos foram achados construídos com pontas de cigarros.
Uma das equipes de pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México examinou, em 2012, duas espécies de pássaros em regiões povoadas da cidade mexicana, as espécies foram os tentilhões urbanos e pardais. Contudo, os desfechos do estudos mostraram que os passarinhos utilizavam as pontas de cigarro na construção dos ninhos porque os próprios perceberam que as bitucas serviam como repelente de insetos, de forma que os parasitas eram mantidos longe no ninho.
De acordo com os cientistas, as mães passarinhos eram tão seletivas escolhendo os restos de cigarro como com os galhos e as folhas usadas. Elas costumavam escolher as fibras daqueles já haviam sido utilizadas. Portanto, até os parasitas, como os carrapatos, sabem que a nicotina é uma substância muito venenosa e por isso se mantêm afastados.
Entretanto, apesar de impedir a introdução de parasitas, as pontas de cigarro também podem fazer muito mal para os pássaros, na medida em que aumentam os riscos das aves desenvolverem doenças e distúrbios genéticos.
Este é um excelente exemplo de como os hábitos humanos estão afetando a forma de viver dos animais. Talvez os passarinhos devam encontrar outro modo de espantar os insetos, não é mesmo?











