A Boa do Dia

Partes de uma estátua de faraó são encontradas abaixo da terra no Egito e se torna uma das maiores descobertas da história

Os anos, as décadas e os séculos podem se passar, mas sempre haverão resquícios da vida anterior à nossa. Em parte, isso torna as descobertas muito especiais para a história, tanto do lugar como da sociedade.

Uma equipe de arqueólogos alemães e egípcios fizeram uma grande descoberta para a humanidade. Partes de uma enorme estátua foram encontradas enterradas no Cairo. Ela retrata o lendário Faraó Ramsés II e possui 3 mil anos de idade.

O busto e a cabeça da estátua antiga medem 8 metros de comprimento, além de serem feitas de quartzito. Também foram escavadas peças de um obelisco com hieróglifos e a parte superior de uma estátua menor – representando o Faraó Seti II, neto de Ramsés II. Especialistas já começaram com a restauração e os artefatos serão exibidos no Grande Museu Egípcio que será inaugurado em 2018.

Ramsés II foi considerado o maior faraó que não governou o Império Egípcio, além de acreditar que o mundo foi criado em Heliópolis. Esta descoberta pode ajudar a impulsionar a indústria do turismo egípcio, já que sofreu os últimos 6 anos por ataques terroristas e a agitação política. Quem sabe agora os turistas não se interessam um pouco mais sobre a cultura egípcia?

Fotos: Reprodução / Mohamed Abd El Ghany, Reuters