Mães e pais de todo mundo se comoveram ao ver uma foto de um pai e filho fazendo um processo de “pele com pele”, com os novos membros de sua família que tinham acabado de nascer. Na imagem é possível observam pai e filho, cada um segurando um bebê no peito, e embora seja tão reconfortante ver um pai sendo amoroso com um recém nascido, ver o exemplo do irmão mais velho seguindo os mesmos passos de afeto é simplesmente maravilhoso!

A foto foi originalmente compartilhada no ano passado na página do sueco Forældre og Fødsel, mas recentemente foi traduzida a legenda para o inglês e compartilhada na página do Facebook Nascimento NINO, no sábado passado e se tornou viral. O post original alerta a importância de praticar o contato pele com pele para recém nascidos e os muitos benefícios para o bebê, especialmente os prematuros. Esse estudo foi feito pelo professor sueco Uwe Ewald, que trabalha no Hospital Hvidovre, na Dinamarca e discute pesquisas sobre o poder do contato pele com pele para prematuros. De acordo com o post “Mesmo muito pequenos e prematuros, são retirados os bebês da incubadora para eles sentirem a pele dos seus pais, tanto quanto possível.

Os bebês prematuros, nascidos três meses prematuramente, são colocados no peito do pai, ao invés de ficarem sozinhos na incubadora”, afirma. Essa técnica ajuda a regular a temperatura do corpo do bebê prematuro de uma maneira mais eficaz do que aparelhos. Também auxilia numa melhor respiração e maior ganho de peso para os bebês pequenos. Ao ser colocado na pele do pai, essas crianças têm sua flora bacteriana complementada, em oposição a flora do hospital.
Essa prática também é indicada para bebês não prematuros, já que auxilia no aleitamento materno, controla o estresse da criança e cria um vínculo forte com os pais.












