Paralisia, convulsões e até a morte: entenda os motivos para vacinar seu pet contra a Raiva
A Raiva é uma doença conhecida no Brasil pelos mutirões que acontecem em prol da vacinação contra ela — mas, apesar disso, nem todo brasileiro entende por que ela é tão perigosa. Dia 28 de setembro é o Dia Mundial da Raiva, campanha internacional para alertar sobre os perigos do vírus que a transmite.
Trata-se de uma doença que compromete fortemente o funcionamento do sistema nervoso central. O animal que a contrai apresenta comportamento agressivo, pupilas dilatadas, dificuldade para enfolir, hipersalivação e alterações físicas, além de paralisia dos membros e contrações musculares.
O que faz com que a condição seja tão preocupante é que ela é passada para humanos de forma muito eficiente, ou seja, através de saliva, arranhões ou mordidas. Um quadro sério de raiva pode levar a vítima, humana ou animal, à morte em até sete dias, e não tem cura.
Por esses fatores, é de suma importância que todos se previnam através da vacinação anual, que é gratuita, e do cuidado com ratos, morcegos e outros animais possivelmente infectados. Caso você suspeite de algo, vá a um médico veterinário imediatamente e se proteja dessa terrível doença!
Fotos: Reprodução/Internet

