Enquanto para muitos de nós a morte é algo que causa calafrios, para o britânico Russell Davison este é um tabu que não existe mais. Para chamar a atenção a respeito da atitude da sociedade em relação à morte, ele dormiu ao lado da esposa Wendy por 6 dias… após ela morrer.
Durante mais de dez anos, Wendy lutou contra um câncer cervical até que veio a falecer em casa em Derby, no Reino Unido, aos 50 anos. Em 2006, ela havia tomado a decisão, com apoio de Russell, de que enfrentaria a grave doença sem se submeter a tratamentos como a quimio e a radioterapia, mas a partir de caminhos mais ‘naturais’.
De acordo com o marido, seguir por este caminho ajudou a prolongar a vida da amada. E a família decidiu não entregar o corpo da mulher a um necrotério após a sua morte: “A morte parece ser um tabu na nossa sociedade. Ninguém quer falar sobre isso. Nós não queríamos que o corpo dela acabasse em uma funerária – preferimos cuidar dela em casa, com a família, tê-la em nosso quarto para que eu pudesse dormir com ela”, disse Davison à BBC.
-
Wendy morreu ao lado do marido e do filho, Dylan – Foto: Russell Davison
O caso gerou bastante repercussão em território britânico e foram muitos os comentários negativos e de estranhamento em relação a escolha de Russell. Contudo, é válido ressaltar que no país não é ilegal manter um corpo de uma pessoa morta em casa se o óbito for comunicado às autoridades.
Davison comentou que durante todo o tempo em que esteve próximo à esposa já sem vida ele se sentiu com seu coração partido, no entanto, sentiu que devia passar sua mensagem à sociedade.
-
Foto: Russell Davison
Após o diagnóstico do câncer, poucos dias após Wendy completar 40 anos, o marido e a família buscaram um caminho alternativo para lidar com o problema: “Não estávamos preparados para colocar a vida dela nas mãos de médicos. Queríamos fazer nosso melhor para mantê-la viva”, comentou ele. Assim, após anos de luta, “Wendy morreu de forma muito pacífica, completamente sedada, sem dores, nos meus braços e do nosso filho Dylan, com nosso fiel cachorro Elvis pertinho dela também”, completou o marido.
Você conseguiria lidar com a morte de maneira tão próxima?


Wendy morreu ao lado do marido e do
Foto: Russell Davison









