Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Para combater o desperdício, ativistas criam mercado grátis de alimentos. Daria certo no Brasil?

Você consegue imaginar a possibilidade de todos os produtos dentro de um supermercado serem grátis? Parece algo completamente distante e fora da realidade, não é mesmo? Mas, para sua surpresa (e minha também), isso existe!

Seja pelo mais variado motivo, é fato que no mundo existe um desperdício intenso de comida. Órgãos de proteção ao meio ambiente estimam que, anualmente, mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimento são descartados. E foi pensando nisso que uma organização da Nova Zelândia decidiu tomar uma ação a respeito. E não foi uma ação qualquer.

Em posse de um estabelecimento, ativistas criaram a Free Store, uma espécie de supermercado onde, diariamente, os alimentos que seriam jogados fora são distribuídos gratuitamente.

A ideia surgiu por iniciativa do artista Kim Paton e a princípio não passava de um projeto temporário que duraria apenas duas semanas. No entanto, graças à mobilização das pessoas, a ideia não somente ganhou força como já perdura por sete anos. E o melhor: já existem quatro lojas no país pertencente à Oceania.

De acordo com os idealizadores, não existem critérios nem restrições para pegar os produtos na prateleira. Todos são livres para levarem consigo o que quiserem. Em média, 250 mil alimentos são distribuídos por ano e mais de 1 milhão de dólares (pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual) deixam de ir para o lixo com o desperdício sendo evitado.

As lojas funcionam graças à colaboração de voluntários e 65 fornecedores. E então, seria uma ideia legal a se explorar no Brasil?

Fotos: Free Store / Reprodução

Rolar para o topo