Palestino encontra mosaico em seu quintal
Um piso de mosaico de azulejos representando pássaros e outros animais foi encontrado sob um campo em Gaza tão bem preservado que poderia ter sido enterrado ontem.
O olivicultor Salman al-Nabahin estava plantando novas árvores em seu bosque no campo de refugiados de Bureij quando ele e seu filho encontraram a antiga relíquia que se acredita ser da era bizantina.

Algumas das novas árvores não estavam criando raízes. Cavando no solo, suas ferramentas atingiram algo duro e desconhecido que levou à descoberta.
Antes que qualquer arqueólogo pudesse vê-lo, al-Nabahin e seu filho pesquisaram na internet e determinaram com base no estilo que provavelmente era bizantino.
O Império de Bizâncio era a porção oriental do Império Romano, que se desenvolveu mais tarde do que a metade ocidental, mas durou mais tempo – até a Era Viking.
“A descoberta arqueológica ainda está em seus estágios iniciais. Esperamos saber mais sobre os segredos e valores da civilização”, disse o Ministério de Turismo e Antiguidades da Palestina em comunicado.
“As equipes nacionais de pesquisa estão trabalhando em parceria com especialistas internacionais e cientistas da Escola Francesa de Arqueologia.”
No entanto, os achados em Gaza tradicionalmente requerem a ajuda de escavadores de antiguidades e arqueólogos de fora.
“Eu vejo isso como um tesouro, mais caro que um tesouro”, disse al-Nabahin, pai de 7 filhos. “Não é pessoal, pertence a todos os palestinos”.

