Você já ouviu falar na síndrome da morte súbita infantil? Embora ela ainda represente um mistério para muitos médicos, atinge muitas crianças ao redor do mundo anualmente. É caracterizada por um diagnóstico que os médicos dão para bebês que morrem sem causa aparente, boa parte deles, durante o sono. Acredita-se que se trata de alguma parte do cérebro que controla a respiração e o despertar.
Em alguns casos, não é possível evitar que a tragédia ocorra. Mas, em muitos, é possível preveni-la. Ter cuidado de colocar o bebê para dormir sempre de barriga pra cima, nunca deixar brinquedos no berço e ter cuidado com cobertores e tudo que possa sufocá-lo durante o sono.
Solução simples e sustentável:

Como forma de combater essa síndrome, diversos países têm utilizado uma “caixa de papelão” ou “caixa de bebê”. A caixa simples e sem adornos é perfeita para o bebê dormir. A técnica começou na Finlândia e quando ela mostrou uma relevante queda na mortalidade infantil, passou a ser usada em outros lugares. Em São Francisco e Nova Jersey, nos Estados Unidos, os pais já podem ter essas caixas de graça, como um programa educacional sobre a síndrome.


Elas também vêm com alguns itens essenciais para o bebê, como fraldas e toalhas, essenciais nas primeiras semanas de vida. Esse projeto trabalha a acessibilidade e a solidariedade. Muitos pais saem do hospital com os filhos nos braços, mas sem saber o que fazer. A questão é que alguns não têm condições financeiras para comprar um berço e produtos importantes para a saúde e higiene do bebê.

Os pais ressaltam que a caixa é feita para ser confortável para a criança e evitar qualquer tipo de complicação durante o sono. Além de ser sustentável, pois pode ser reciclada, e econômica. Gostou da ideia?
Foto: Reprodução/ Instagram/ Twitter
Fonte: Upworthy












