Os números do trabalho infantil no Brasil são alarmantes. Estima-se que mais de cinco milhões de jovens entre 5 (acredite) e 17 anos exercem atividades profissionais sem qualquer regularização – lembrando que a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho é aos 14 anos, na condição de menor aprendiz.
Nessa semana, um vídeo exibido pelo Balanço Geral SP, da TV Record vem causando uma grande polêmica na Internet. Nele, um pai filma seu filho, uma criança, o ajudando a rebocar uma casa. Na gravação, com orgulho, o pai anuncia com orgulho o menino como o “novo pedreiro da família Fonseca” e o garotinho se mostra muito feliz por estar aprendendo a ajudar o pai.
A repercussão do vídeo está sendo bastante dividida. Para muitos, a atitude do pai e do tio (que filmou o vídeo) é digna de muitas críticas, enquanto outros defendem a ação tomada pela família, alegando que o pai está apenas ensinando uma tarefa para o filho e não o colocando para trabalhar.

Em entrevista ao portal Campo Maior em Foco, Francisco Fonseca, o pai da criança, conta que o vídeo, filmado em 2015, não representa nada demais: “Pra onde eu vou, ele sempre me acompanha. E ele, com o desejo de aprender, fica sempre mexendo, ajudando em alguma coisa. Neste dia ele pegou a colher e a masseira e começou a jogar massa na parede e meu irmão filmou. Postei o vídeo só agora e deu toda essa repercussão”, conta ao portal.
“Não abro mão de meu filho estudar e postei o vídeo sem nenhuma intenção de fazer qualquer apologia ao trabalho infantil. apenas achei interessante uma criança ter tanta vontade de aprender uma profissão que o pai já exerce há tantos anos. A gente trabalhando ali e ele não largava. Comecei a colocar tijolo e ele limpou a massa e continuou a brincadeira. Meu irmão tava me ajudando e saiu um pouco e ele [o filho] pegou a masseira e começou a jogar massa”, completa o pai.
-
Foto: Reprodução
Por causa da repercussão, muitos boatos logo tomaram conta da web alegando que o pai seria preso e o conselho tutelar retiraria Etni da família. “Fico muito feliz em saber que tem muitas pessoas que se preocupam comigo, mas eu não fui preso. (…) Acho que não mereço uma cadeia, mas se tiver que ser preso por ensinar meu filho a valorizar o trabalho, serei preso sem nenhum problema”, afirma o pai.
E você, acha que Francisco cometeu algum erro ou realmente não aconteceu nada demais? Vale ressaltar que muitas pessoas estão fazendo seus comentários sem considerar a argumentação do pai.


Foto: Reprodução









