Uma equipe de médicos na Itália realizou com sucesso uma cirurgia cerebral altamente complexa de nove horas em um homem enquanto ele estava acordado e enquanto tocava saxofone.
Além disso, o paciente relatou sentir tranquilidade durante a cirurgia e passou apenas alguns dias no hospital após a cirurgia antes de receber alta.
A cirurgia era para remoção de um tumor cerebral removido no Hospital Internacional Paideia, em Roma, Itália, em 10 de outubro.
De acordo com a clínica Mayo, certas cirurgias realmente exigem que o paciente esteja acordado e responsivo durante o procedimento para diminuir o risco de a cirurgia danificar áreas do cérebro que podem afetar a visão, o movimento ou a fala.
A equipe de 10, que completaram com sucesso a cirurgia foi composta por neurocirurgiões, anestesiologistas, neuropsicólogo, neurofisiologista e engenheiros de todo o mundo.
Por que o saxofone?
O homem havia dito aos cirurgiões que manter suas habilidades musicais era de extrema importância para ele.
Segundo a equipe, a cirurgia acordada torna possível mapear com extrema precisão durante a cirurgia as redes neuronais subjacentes às várias funções cerebrais. Entre elas, brincar, falar, mover-se, lembrar, contar.
Tocar música durante a cirurgia deu aos cirurgiões uma visão de onde essas funções estavam no cérebro do paciente e os ajudou a garantir que as mantinham intactas.












