Em meio ao sofrimento que é lutar contra uma esclerose lateral amiotrófica (ELA), Márcio Pereira, 52, viveu um momento de grande emoção no Hospital Geral de Roraima, onde está internado há três meses. Sendo capaz de se comunicar apenas com os olhos, o pedreiro não conteve as lágrimas ao receber a visita de seu amado cachorro de estimação, o vira-lata Barney.
Ao G1, Francisca Silva, a esposa do paciente, revelou que o pet foi levado para o hospital porque o marido perguntava sobre ele. “Um dia a gente percebeu que ele estava perguntando sobre alguém, mas a gente dizia vários nomes, mas ele dizia que não. Aí eu lembrei do Barney e era dele que ele queria saber”, disse. E a certeza se confirmou quando a filha do pedreiro fez um vídeo do animal e mostrou ao pai. “Ele chorou quando viu o vídeo”, contou Francisca.

Também ao portal de notícias da Globo, a psicóloga Carolina Scheffer explicou que “como a gente sabe que a limitação dele é permanente, precisamos ofertar uma boa qualidade de vida, algo que garanta bem estar”. Ela ressaltou, ainda, o quanto o reencontro e o momento de alegria por ele proporcionado fizeram bem a Márcio.
A entrada de Barney foi permitida após todas as questões referentes à vacinação e à limpeza terem sido checadas. E o resultado foi tão positivo que a direção do hospital já pensa em medidas similares para ajudar no tratamento de outros pacientes.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Sem causa definida, a ELA é uma doença neurodegenerativa que faz com que seu portador perca gradativamente os movimentos de seu corpo. De acordo com o site ‘Minuto Saudável‘ a condição é caracterizada por causar a perda progressiva da força muscular, o que interfere diretamente na capacidade de fala, deglutição, nos movimentos e causa paralisia. Apesar da gravidade do transtorno, que é fatal, o pacientes permanece com sua mente ativa.
Rara, a doença atinge somente 0,002% da população mundial.
Fotos: Inaê Brandão / G1 RR
Fonte: Notícias ao Minuto












