Você sabia que 80 em cada 100 pacientes com hepatite C não conseguem se livrar do vírus naturalmente? E 25 destes podem apresentar cirrose em até 20 anos? A hepatite C é uma doença causada pela infecção de um vírus que ataca o fígado e provoca inflamação.
Pesquisas recentes mostram que esta doença infecciosa é mais perigosa do que se imagina. Especialistas ressaltam que a Hepatite C pode atacar o coração e cérebro, causando infartos e AVCs. Eles acreditam que isso ocorre porque o vírus prejudica o corpo todo e provoca danos com o tempo mesmo que o fígado esteja funcionando normalmente. Outros problemas como Diabetes, hipotireoidismo e linfoma também são relacionados com um Hepatite C.
Cientista têm notado também que pacientes portadores da Hepatite C têm uma maior dificuldade de concentração e de realizar tarefas que possuem mais massa cinzenta. Além disso, há uma forte associação da doença com a depressão e dificuldades cognitivas. Porém, isto pode estar ligado ao sofrimento emocional que a doença causa, mas os médicos pressupõem que o vírus pode sim atingir esta parte do cérebro.
Contudo, uma ótima noticia é que ultimamente têm-se visto uma grande revolução nos tratamentos da doença. Hoje, as drogas usadas combatem 90% dos casos de hepatite C. Porém, indivíduos que começam o tratamento quando a enfermidade já esta avançada têm menos chances de obter sucesso.













