Quando falamos sobre a necessidade de evitar erros comuns em relação aos cuidados com os bebês, muitas pessoas se apegam ao fato de que apenas “pais de primeira viagem” precisam de dicas ou auxílios a mais.
No entanto, mesmo para os papais e mamães mais experientes, algumas falhas que se repetem na criação dos filhos podem ter significativo impacto tanto a curto, quanto a médio ou longo prazo nos pequenos. E o fato de uma criança “lidar bem com os erros” não faz com que automaticamente uma outra lide. É importante tomar cuidado com o famoso “mas eu criei meu filho assim e nunca aconteceu nada”.
Dentro os erros mais comuns praticados, um tópico recheado deles – e que, por tal, precisa ser abordado – é a maneira como muitos responsáveis carregam os seus bebês. Seja por comodidade ou por proteção, hábitos que não devem ser adotados em relação às crianças são repetidos constantemente.
Vamos exemplificar? Confira os 5 maiores erros que muitos pais cometem ao segurar os seus filhos e saiba por que cada um deles pode ser perigoso:
1 – Vestir muitas peças de roupa

Principalmente em dias frios, é comum que muitos responsáveis, ao sair com seus bebês, os encham de agasalhos e outras peças de roupa. Contudo, é importante ter cuidado. De nada vai ajudar superaquecer a criança para que ela não seja exposta às baixas temperaturas. O ideal é que você coloque uma peça a mais do que você esteja usando no dia em questão. Por exemplo: se uma blusa é o suficiente para você, coloque apenas um segundo agasalho no bebê. Não é necessário despejar o guarda-roupa em cima dele.
2 – Não mudar o bebê de posição

Quando você estiver com o bebê em seus braços, tenha o hábito de segurá-lo de maneiras diferentes e fazer com que ele mude sua posição. Isso é importante para que a criança ganhe motricidade e para que, principalmente nos primeiros meses de vida, ela descanse sua cabeça de forma igual em ambos os sentidos. Parece um detalhe bobo, mas faz toda a diferença em seu desenvolvimento. Então, de vez em quando, não hesite em mudar a posição da cabecinha dele.
3 – Cobrir o rosto do bebê

Sem muitos segredos, você não deve cobrir o rosto das crianças (seja qual for a situação), pois o risco de sufocamento é muito maior do que parece. E acredite, este é um erro que muitos pais ainda cometem.
4 – Obstruir as vias aéreas do bebê
Sabe quando o bebê descansa no seu peito? Apesar de não ser um problema (longe disso), ainda assim é importante que você tenha atenção quanto a posição da criança. Dependendo da maneira como o bebê se aconchegar, existe o risco real da posição fazer com que seu fornecimento de oxigênio seja cortado. Ou seja, não abra mão do hábito, apenas monitore com atenção.
5 – Deixar as pernas da criança muito esticadas ou penduradas

Depois de um dia cansativo de trabalho, tudo o que queremos é deitar na nossa cama, relaxarmos e nos esticarmos, não é verdade? Bom, essa última regrinha não deve ser seguida por bebês. Deixar a criança muito esticada pode sobrecarregar os seus quadris. E no caso dos slings (foto acima), eles não podem ser usados com o bebê muito para baixo, pois além de também ocorrer a sobrecarga, aumenta o risco dele cair.












