O que você sabe sobre Ortorexia? Este novo transtorno alimentar é capaz de causar ansiedade, isolamento e a falta de nutrientes no organismo.
Segundo os especialistas, ao contrário da Anorexia, o problema não tem a ver com a obsessão pelo peso ou aparência perfeita. Os pacientes com este transtorno são caracterizados por serem obcecados pela pureza do que comem. Eles acreditam que determinados alimentos são capazes de causar, prevenir ou tratar doenças e, por isso, seguem uma dieta rígida.
Apesar de a ortorexia ter sido nomeada a duas décadas, ainda não se tem tanto interesse sobre ela e; também não esta na lista oficial de transtornos alimentares. Mas pode ser um problema sério e portanto deve ser estudada. Em junho, ela foi tema de palestra no Ganepão, um dos maiores encontros de nutrição da América Latina, realizado em São Paulo.
O fato de uma pessoa ter compulsão por comer perfeitamente faz com que, mais tarde ela acabe excluindo alimentos importantes para o organismo. Os indivíduos com ortorexia costumam preparar sua própria comida, e muitas vezes não comem quando saem de casa. Eles podem começar a evitar reuniões sociais, porque a maioria dessas envolvem comida, e eles não iriam querer passar vontade. Para estas pessoas, sair da dieta não tem possibilidades.
Indivíduos assim ficam pensando sobre o que comer a maior parte do tempo e começam a evitar ir a eventos que não tenham uma boa opção de cardápio que ela considere. Quando essas pessoas saem da dieta, são consumidos pela culpa e consequentemente apresentam estresse e o quadro acaba se agravando.
Uma analise feita com 150 alunas do curso de nutrição da Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo, mostrou que 88,7% corriam o risco de desenvolver o problema.
Não há tratamento especifico para passoas que buscam um cardápio perfeito já que a ortorexia ainda não é reconhecida como transtorno alimentar. Porém tudo indica que as chances de controle são grandes. A primeira coisa a fazer é entender que se uma dieta causa estresse e limitações, então ela não é saudável.
Saiba 4 sinais de que sua dieta está virando neurose:
1. OnlineSó segue, curte e compartilha perfis e conteúdos relacionados a dicas de alimentação e nutrição.
2. Solidão
Dedica mais de três horas diárias à questão alimentar e se distancia nos momentos das refeições.
3. Entre amigos
Tenta de forma insistente instruir os demais acerca dos benefícios de seus hábitos à mesa. E, por causa deles, tem um ar de superioridade.
4. No mercado
Não poupa tempo ao checar rótulos e só compra produtos orgânicos, ecológicos, funcionais e com certificado de salubridade.
5. Fora de casa
Prefere passar fome a comer o que julga impuro. Lapsos são acompanhados de sentimento de culpa e mais rigidez posteriormente.













