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Órgão cria campanha para acabar com rótulos incompreensíveis e facilitar (muito) a vida do consumidor

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Algo que deveria ser fácil, mas que grandes empresas e fabricantes complicam ao máximo para não “se comprometerem” com seu consumidor é a leitura dos rótulos dos alimentos. Todos nós sabemos o quanto é importante ficarmos atentos a eles, porém, nem sempre eles são claros. E em alguns casos a rotulagem chega a ser incompreensível e marcada por algumas “mentirinhas”.

Pensando nestas questões, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) iniciou uma campanha na qual propõe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ideias de rótulos que sejam mais práticos e fáceis de compreensão. Dessa maneira, o consumidor terá mais garantias de que está escolhendo um produto que segue de acordo com seus gostos e necessidades.

A elaboração da proposta foi feita em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o fator principal da ideia é a inclusão de selos de advertência nas embalagens de produtos processados. Neles seriam indicados quando há o excesso de açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além de também ser informado as quantidades presentes de adoçantes e gorduras trans.

Vale ressaltar que a nova rotulagem não seria inclusa em ingredientes culinários ou que sejam minimamente processados. E uma outra sugestão é a de que os rótulos de alimentos processados não poderão ter nada que sugira que eles sejam saudáveis. E tampouco qualquer tipo de apelo infantil.

Todas as novas informações seriam sobrepostas na parte frontal das embalagens, sendo representados pela figura de um triângulo preto em um fundo branco. E as mudanças devem envolver também a tabela nutricional presente nas embalagens. Além de terem a visibilidade melhorada (impressa em preto com um fundo branco), elas teriam os pontos mais importantes destacados com uma marcação em amarelo.

Uma ideia muito bem-vinda, não é mesmo?

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