Natureza Incrível

Orangotango fêmea é mantida em caixa de madeira, como ‘animal de estimação’ na Indonésia

Publicado

em

Liberdade. Esta é a palavra que mais pode expressar o que a orangotango fêmea, Amy, de 7 anos, na Indonésia, sentiu após alguns meses acorrentada dentro de uma caixa de madeira.

Segundo o relato do próprio dono, ela teria ficado lá por apenas um mês, mas será mesmo?! Quero dizer, quando finalmente o grupo de resgate IAR (Resgate Internacional de Animais) foi alertado sobre sua condição, descobriu-se que não era bem essa a história. Suas condições físicas em nada condiziam com o que ele havia contado. Seus membros e sua coluna vertebral estavam severamente curvados. Ou seja, ela estava lá trancada, já há um bom tempo.

“Mesmo que ela fosse mantida dentro da casa dele, ela provavelmente era acorrentada, o que acabaria deixando seu corpo e suas pernas curvadas,” conta Lis Key, relações pública do IAR, ao The Dodo.

  1. Crédito: Internacional Animal Rescue
  1. Crédito: Internacional Animal Rescue
  2. Crédito: Internacional Animal Rescue
  3. Crédito: Internacional Animal Rescue

Mas o momento mais triste foi com certeza quando a encontraram. Amy estava com uma corrente em seu pescoço, ferindo profundamente sua pele, e mal olhava para eles, com a cabeça sempre abaixada, insegura e com medo do que os humanos poderiam fazer com ela.

“Ela tinha os olhos mortos e vazios o que indicava que ela devia ter tido uma vida de solidão e negligência,” contou um porta-voz da IAR. ”Ela parecia ter desistido completamente da vida.”

Anúncios

Mas o veterinário Sulhi Afa não deixaria que isso continuasse por muito mais tempo. Com muita sensibilidade, ele foi aos poucos se aproximando dela e tocando suas mãos para que ela se acostumasse com sua presença. Assim que Amy pareceu estar mais confortável, o grupo de resgate começou a cortar sua corrente, ajudando-a sair de sua prisão

  1. Crédito: Internacional Animal Rescue

Finalmente, Amy estava livre e pronta para ser examinada pelos veterinários em um centro de reabilitação. Mesmo ainda, preocupados com seu estado, mal puderiam acreditar quando retiraram de dentro de sua axila uma bala, o que significa que tentaram feri-la no instante em que, provavelmente, mataram sua mãe, algo extremamente comum nesta região.

Agora tudo que ela precisava era descansar e se acostumar com a nova vida. Mas acredite, porém não foi nada fácil. Nos primeiros dias, por exemplo, Amy ficou o tempo todo deitada, olhando para o nada. Somente, momentos depois ela conseguiu perceber que essa seria sua nova vida, se animando e se acostumando a comer bananas, laranjas e até mesmo abacaxis por aí.

  1. Crédito: Internacional Animal Rescue

Apesar de passar todo este tempo acorrentada e sendo mal tratada pelos humanos, num situação deplorável, os médicos estimam que a recuperação de Amy poderá ser muito longa, onde será preciso ter paciência e cuidado. Desejamos que tudo ocorra tudo bem, certo?

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile