Curiosidades

Obras-primas salvas do incêndio de Notre Dame serão reexibidas, após de 160 an

Publicado

em

Uma coleção de grandes obras de arte históricas, salvas dos incêndios de Notre-Dame, será exibida como não acontecia há mais de 160 anos. O evento acontece, enquanto a famosa catedral se aproxima de sua reabertura em dezembro.

As obras

Conhecidas como Maio de Notre-Dame, são 76 obras religiosas monumentais, em sua maioria do século XVII, 13 das quais estavam expostas na catedral durante o incêndio.

A dupla ironia é que a razão pela qual eles não são exibidos juntos há tanto tempo é porque o famoso zelador arquitetônico da Notre-Dame, Eugene Viollet-le-Duc, não gostou deles e os removeu de seu lugar entre as colunas centrais. do transepto e colocados nas capelas laterais de cada lado da nave.

Providência

Este local foi um dos últimos a sofrer com o incêndio, o que significa que o descontentamento de Viollet-le-Duc foi a sua salvação.

O nome da coleção

O nome escolhido para a exposição é em honra à Virgem Maria. Todo mês de maio, de 1630 a 1707, a Guilda dos Ourives em Paris apresentava uma cena religiosa monumental em homenagem à santa – pintada por alguns dos melhores artistas da época. Daí o apelido de “os Maios de Notre-Dame.”

Anúncios

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile