A maior festa do brasileiro é o Carnaval. A desse ano já passou, mas outras virão. E isso é o que mais preocupa…
A história se repete todos os anos: mulheres seminuas desfilando corpos envoltos de fantasias deslumbrantes. O que poucos se questionam é sobre a origem das plumas e penas tão em alta durante essa época do ano.
Pois bem, elas vêm de aves como o faisão, pavão, ganso ou avestruz. Agora, pare e pensa: como eles conseguem essas penas?
A resposta é bastante cruel.

Essas aves vivem em países como África do Sul, China e Índia. Devido ao Carnaval, o Brasil é um dos que mais importam esse material.
Para tirar essas penas, técnicas assustadoras são utilizadas pelos criadores, como a técnica do zíper que consiste em levantar o pescoço do animal, deixando-o com as pernas amarradas, e assim suas penas são arrancadas. É mil vezes pior do que a dor de quando você arranca um fio de cabelo da sua cabeça.

Para você ter uma ideia, uma pena de faisão pode custar R$ 100,00!
Com o intuito de gerar reflexão e exterminar com esse sofrimento, foi lançada uma petição online que será enviada para os presidentes das escolas de samba do Rio de Janeiro de de São Paulo, pedindo que as penas naturais sejam substituídas pelas sintéticas.


Leia o texto na íntegra:
“Nós, que amamos a natureza e que temos respeito por todas as formas de vida e entendemos que um ser vivo não existe para dispormos dele como bem quisermos, como, por exemplo, arrancando suas penas e plumas para uso de adorno nas fantasias e alegorias de carnaval, pedimos que os senhores dirigentes das escolas de samba, assim como os carnavalescos, figurinistas e patrocinadores sensibilizem-se para esta causa.
Os animais sofrem, são explorados para algo que entendemos ser desnecessário, porque assim como nós, humanos, necessitamos e preservamos nosso corpo físico, nossa pele, eles, os animais não humanos, possuem seu pelo, seu couro ou penas e plumas para também fazerem parte de sua natureza de seu corpo. Se nós, humanos, desejamos ser respeitados, comecemos então, por favor, a ter mais respeito pelos animais não humanos que não tem como se defender da maldade humana. Somos defensores dos direitos dos animais e por isso mesmo nos sensibilizamos com o sofrimento deles.
Compreendemos que para muitas pessoas não há nada de errado, mas há sim, porque onde há dor, sofrimento e exploração, há a falta de consciência de humanos. Já é tempo de pararmos de usar e abusar dos animais de deixa-los seguir seu curso natural de vida. Se queremos a paz , devemos semear a paz, a partir do respeito a tudo e a todos.
Por favor, substituam as penas naturais pelas penas sintéticas, sem dor, sem exploração para um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre. As agremiações só tem a ganhar, pois hoje em dia nunca se falou tanto em ecologia, meio ambiente, reciclagem e temas afins. Portanto, a substituição desses materiais de origem animal, seria um passo gigantesco para um espetáculo que o mundo inteiro assiste.
Vamos ser mais conscientes e respeitar mais os animais. A paz, o amor e o respeito, começam a partir de nós!”

Você pode assinar a petição clicando aqui. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Quanto mais assinaturas, mais efeito a petição terá!












