Curiosidades

O rio mais romântico do mundo é limpo antes das olimpíadas de 2024.

Os parisienses estão começando a ficar entusiasmados com a ideia de nadar no Sena novamente. Dizer ‘de novo’ é realmente voltar no tempo, porque há décadas isso é impensável.

Outrora o local de despejo de tantas casas flutuantes e outros criadores de esgoto e poluição, a corrida para preparar a Cidade Luz para os Jogos Olímpicos de 2024 viu a cidade melhorar “esmagadoramente” a qualidade da água, preparando tudo para o triatlo. , e muita recreação nas próximas décadas.

Patrimônio Cultural

Apesar de ser considerado o rio mais romântico do mundo, o Sena estava a caminho de ser ecologicamente morto em meados da década de 2010. Apesar de imortalizado na música, na poesia e na arte, o rio tinha uma cor marrom-esverdeada desagradável – típica do desperdício a que foi submetido.

O projeto de US$ 2,3 bilhões foi iniciado logo depois que Paris foi premiada com os jogos e, em 2018, eles já haviam aprovado uma lei para obrigar as muitas casas flutuantes do Sena a atracar pelo acesso ao esgoto – elas já haviam despejado no rio antes.

Um cemitério de bicicletas descartadas, carrinhos de compras, pneus e sabe-se lá o que mais, uma pesquisa de qualidade da água em julho e agosto do ano passado descobriu que era “extremamente boa” e pronta para receber nadadores como o triatleta francês Thibaut Rigaudeau.

O Sena será a peça central da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez na história acontecerá ao longo das margens do rio e sobre ele, e não no estádio.

Comunidade

Mas o projeto busca além dos jogos cinco locais ideais para banho, prometendo revigorar toda a comunidade parisiense com um lugar para nadar no calor do verão.

Os peixes também foram vistos em maior número e, se o Sena é parecido com o Tâmisa ou o Mersey na Inglaterra, de fato há dias românticos pela frente para a cidade.

Fonte