Conecte-se conosco

A Boa do Dia

O que os refugiados levam consigo nos ensina que a liberdade está no desprendimento das coisas materiais

Publicado

em

Nos últimos meses, milhares de pessoas vindas do Oriente Médio e da África tentam chegar à Europa por causa das guerras e da pobreza que assolam essas regiões e, assim, largam seus países com a esperança de reconstruírem um novo caminho e vislumbrarem melhores perspectivas de vida.

Os refugiados precisam arriscar a vida e percorrer longos trajetos para chegar ao seu destino e, por isso, abrem mão de suas conquistas materiais para levar somente o que é essencial para um recomeço: roupas, remédios, celular e documentos.

O International Rescue Comittee e o fotógrafo Tyler Jump fizeram vários registros para mostrar o que os refugiados da Síria e do Afeganistão levavam em suas bagagens.

“Poucos chegam a seus destinos com pouco mais do que o necessário” contou Jump. “Seus pertences contam histórias sobre seus passados e suas esperanças para o futuro.”

E pensar que a maioria das pessoas são apegadas a pequenas coisas, materialistas ao extremo, incapazes de abrirem mão de uma peça de roupa ou compartilhar um objeto. Parafraseando Raul Seixas, “do materialismo ao espiritualismo é uma simples questão de esperar esgotarem-se os limites do primeiro.”

Anúncios

Omran, 6, Damasco, Síria

O pequeno tinha como destino a Alemanha. Como sua família sabia que iriam caminhar por florestas, levaram apenas o essencial. Na mochila de Omran foram encontradas:

– Uma calça

– Uma camiseta

– Uma seringa para emergência

Anúncios

– Marshmallows e Doce de Nata

– Pasta e escova de dentes

– Curativos

Aboessa, 20, Damasco, Síria

Aboessa conseguiu escapar com o marido e a filha de 10 meses de uma batalha em um campo de refugiados na Síria. Em suas mochilas foram encontrados:

Anúncios

– Um chapéu

– Um par de meias para o bebê

– Medicamentos

– Garrafa de água

– Comida de bebê e guardanapos para trocar as fraldas

Anúncios

– Protetor solar

– Pomada para queimaduras

– Pasta de dentes

– Documentos, como a carteira de vacinação do bebê

– Carregador de celular

Anúncios

– Faixa amarela para a cabeça do bebê

Iqbal, 17, Konduz, Afeganistão

Iqbal escapou com vida do Afeganistão e percorreu milhares de quilômetros para tentar chegar na Alemanha. Havia em sua mochila:

– Uma calça

– Uma camiseta

Anúncios

– Um par de sapatos e um par de meias

– Xampu e gel para cabelo

– Pasta e escova de dentes

– Creme para branquear o rosto

– Pente

Anúncios

– Cortador de unhas

– Curativos

– 100 dólares americanos e 130 liras turcas

– Celular e chips de celular para o Afeganistão, Irã e Turquia

Anúncios

Uma família de Aleppo, Síria

Durante a fuga, essa família perdeu tudo o que tinha. O barco em que estavam afundou no caminho para a Turquia, levando tudo para o fundo do mar. A única coisa que sobrou foi uma sacola que tinha:

– Uma camiseta

– Uma calça jeans

– Um par de sapatos

– Artigos de higiene pessoal

Anúncios

– Fralda

– Duas caixas de leite e bolachas

– Documentos

– Dinheiro

– Pente

Anúncios

– Absorventes

Um farmacêutico anônimo, 34, Síria

Esse farmacêutico se aventurou em um bote com 53 pessoas rumo à Europa, mas no meio do caminho a guarda costeira da Grécia os avistou e perfurou o bote. Ele ficou 45 minutos no mar até ser resgatado com:

– Dinheiro

– Telefone e celular

Anúncios

– Pendrive com fotos da família

Nour, 20, Síria

Nour é um jovem refugiado que adorava música e arte. No entanto, quando a guerra começou, precisou pegar os poucos pertences e deixar de lado sua guitarra que tanto amava. Em sua mochila foram encontrados:

– Documentos

– Um rosário presente de um amigo

Anúncios

– Relógio, presente da namorada

– Bandeira síria

– Amuleto palestino e pulseiras de madeira e prata

– Palhetas

– Celular e chip identidade com foto

Anúncios

– Uma camiseta

Hassan, 25, Síria

Hassan conseguiu apenas levar duas coisas consigo:

– Uma calça

– Uma camiseta

Anúncios

A Boa do Dia

Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive: “Foi Deus”

Publicado

em

Um verdadeiro milagre! Cartier McDaniel, um menino de apenas quatro anos, sobreviveu após ficar 19 horas com o coração sem bater. O pequeno ficou doente, mas o que parecia ser um resfriado comum se transformou em uma infecção grave.

Ele teve uma parada cardíaca. Os médicos o colocaram em aparelhos de suporte vital e tentaram de tudo para trazê-lo de volta, mas as perspectivas não eram boas.

A família até se reuniu no hospital para se despedir. De repente, o coração voltou! Nem os médicos conseguiram explicar o que aconteceu, mas para a mãe de Cartier, Destiny Anderson, não há dúvidas: “foi Deus”.

Fonte

Continue lendo

A Boa do Dia

Hamburguerias do DF se unem para ajudar vítimas das enchentes no RS

Publicado

em

Mais de 40 hamburguerias do Distrito Federal (DF) se uniram em prol de uma “hamburgada solidária” para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Bacon, pão, queijo e solidariedade!

Evento

O evento será realizado neste sábado (11), a partir das 11h, no estacionamento do Atacadão Dia a Dia, no Sia. Estabelecimentos como Geléia Burger, Dog No Molho e Kombinado Burger, venderão delícias no valor promocional de R$ 20.

Todos os valores arrecadados serão revertidos para auxiliar as comunidades atingidas no Sul e a meta é vender mais de 10 mil sanduíches para arrecadar R$ 200 mil reais. Alô galera do DF, bora comer um lanche solidário?

Fonte

Continue lendo

A Boa do Dia

Chuva dá trégua e Brasil se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

Publicado

em

Nesta segunda-feira (6), a previsão do tempo indica uma trégua no estado, com sol entre nuvens na região afetada pelas chuvas no rio Grande do Sul. A maior parte do RS deve ter uma “janela de bom tempo” até terça-feira (7), com exceção do extremo Sul, onde está prevista a chegada de uma frente fria. As chuvas devem retornar ao RS na próxima quarta-feira (8).

Pessoas de todo país estão prestando solidariedade em prol das vítimas afetadas. Empresários, artistas, pessoas anônimas, autoridades civis e Igrejas, todos unidos para resgatar e apoiar os desabrigados.

Como ajudar?

Defesa Civil do Estado

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e/ou grupos interessados também podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.

Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Anúncios

A SES está cadastrando profissionais de saúde para comporem um banco de voluntários. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, poderão ser chamados em hospitais, unidades de pronto atendimento e nos demais serviços de saúde. A inscrição não garante o chamamento do profissional, da mesma forma que não gera vínculo empregatício com o Estado. Cadastro em saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais

Prefeitura de Porto Alegre

Após receber o cadastro de cerca de 15 mil voluntários, a prefeitura de Porto Alegre encerrou as inscrições na manhã de domingo (5). Quem se candidatou será acionado conforme a demanda. 

Doações em dinheiro via Pix ou transferência bancária

Pix para o governo do Rio Grande do Sul

Cuidado com as campanhas falsas de PIX nas redes sociais copiando a identidade visual do governo do Estado do RS. O perfil oficial do governo do Estado é o @governo_rs.

Anúncios

O governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix utilizada no ano passado. Os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. 

  • A chave é CNPJ: 92958800000138
  • Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul

Pix para a prefeitura de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre criou um Pix para arrecadar fundos para amenizar os danos e o sofrimento dos moradores da Capital. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor. 

  • A chave é CNPJ: 92963560000160

Associação do Ministério Público do RS

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) retomou a campanha “S.O.S Chuvas” para ajudar as regiões atingidas pelas enchentes. As doações via Pix serão revertidas para compra de mantimentos.

  • Chave Pix: 87027595000157 (CNPJ)

Comunitas

A organização criou um fundo de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul após a forte chuva que atingiu o Estado. O “Reconstrua RS” será modelado por meio de uma gestão compartilhada, comitês de atuação e execução privada e com ações prioritárias, entre elas a reorganização das escolas para o retorno das aulas.

  • Doações para ações de reestruturação: CNPJ 03983242000130
    Banco do Brasil – 001
    Agência 1195-9
    Conta Corrente 600.650-7
  • Doações para ações emergenciais: Pix – 92958800000138 (CNPJ)
  • Para mais informações, contato pode ser feito via reestruturars@comunitas.org.br

Campanha solidária da Ajuris

A Ajuris criou uma conta bancária exclusiva para receber doações. Todo o valor arrecadado será utilizado na aquisição de materiais, alimentos e roupas, de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que gerenciam as crises nos municípios. As doações podem ser feitas pela chave pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e.

Anúncios

Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul)

A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas por Pix: sosrs@federasul.com.br ou por meio de depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5.

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)

Para contribuir com doações para os bancos sociais da Fiergs é possível enviar via PIX: financeiro@bancossociais.org.br.

Sicredi

Anúncios

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país, está promovendo uma campanha de doações para apoiar a população afetada e em zona de risco. A mobilização visa arrecadar recursos para auxiliar as regiões impactadas. As doações recebidas por meio de chave pix serão destinadas à compra de recursos e mantimentos, que serão distribuídos à população dos municípios atingidos.

  • Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave pix ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi

Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais 

Para ajudar, não é preciso sair de casa. Basta contribuir via pix, depósito bancário ou via site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS.

  • Site: www.doealimentos.com.br
  • PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91
  • Conta corrente: Banco Santander
  • Agência: 1001
  • Conta: 13.000.284-4

Fonte

www.bestofweb.com.br

Continue lendo

Destaques