As três construções conhecidas mundialmente, vão se unir em prol da conscientização da DMD.
A DMD é a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença neuromuscular rara.
Essas construções famosas e mais de 40 edifícios vão iluminar-se esta noite para chamar a atenção de milhares de pessoas ao redor mundo.
Em Portugal, a iniciativa é liderada pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN). O evento vai acontecer na noite anterior ao Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker, 07 de setembro.
Segundo a World Duchenne Organization (WDO), esta luz irá unir diferentes organizações nacionais e internacionais de doentes, que demonstrarão dessa forma a sua solidariedade com a comunidade DMD.
A nível internacional, o movimento inclui monumentos como o Coliseu em Roma (Itália), a fachada do Presépio da Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), a Torre Eiffel (França), entre outros.
A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afecta uma em cada 3500 crianças do sexo masculino.












