Ciência e saúde

O que 1 hora de caminhada faz com o cérebro humano?

Um estudo usou 63 voluntários adultos saudáveis, para revelar a influência da natureza no cérebro humano.

Os pesquisadores pediram aos participantes que preenchessem questionários, realizassem uma tarefa de memória, caminhassem na natureza e se submetessem a exames de ressonância magnética. Eles também responderam questionários com perguntas projetadas para induzir o estresse social.

Os indivíduos foram então aleatoriamente designados para fazer uma caminhada de uma hora em um ambiente urbano (um distrito comercial movimentado em Berlim) ou natural (a floresta Grunewald de 3.000 hectares de Berlim).

Os pesquisadores pediram que eles percorressem uma rota específica em qualquer local, sem sair do curso ou usar seus telefones celulares ao longo do caminho.

Após a caminhada, cada participante fez outra ressonância e uma tarefa adicional de indução de estresse, e preencheram outro questionário.

Os exames de ressonância magnética mostraram atividade reduzida na amígdala após uma caminhada na floresta. Então, os pesquisadores afirmaram a ideia de que a natureza pode desencadear efeitos benéficos em regiões do cérebro envolvidas com o estresse.

E aparentemente isso pode acontecer em apenas 60 minutos.

No entanto, o novo estudo oferece algumas das evidências mais claras até agora de que a atividade cerebral relacionada ao estresse pode ser reduzida com um passeio por uma floresta próxima, assim como nossos ancestrais poderiam ter feito.