Quantas vezes é normal para uma mulher fazer xixi? Entenda seu organismo
“Nossa, você faz muito xixi! Toda hora que ir ao banheiro. Isso não é normal…”
Foi esse o diálogo de duas estranhas que fez com que Marcelle Souza ficasse curiosa e quisesse escrever sobre o assunto.
“Elas passaram rapidamente por mim, mas a dúvida ficou: o que é normal quando falamos sobre fazer xixi?”, lembra.

Para tirar as dúvidas de muitas mulheres ela escreveu esse artigo explicando todo o tipo de situação que a urina e a saúde do restante do corpo podem estar entrelaçadas.
Confira:
Quantas vezes ao dia é normal urinar?
O comum é sentir vontade de ir ao banheiro entre 4 à 7 vezes ao dia. Porém, isso obviamente muda de uma pessoa para a outra.
Depende da quantidade de líquido que você ingere, se pratica exercícios (sua demais), se toma remédios para doenças do coração (que retém líquidos) e diversos outros fatores.
“Também é preciso prestar atenção à sensação de ir ao banheiro. O normal é que você sinta um desconforto progressivo. Se você precisa sempre interromper as atividades porque, de repente, está com uma vontade de ir ao banheiro, pode ser o que chamamos de urgência miccional, um sintoma de que há algo errado com sua bexiga”, diz Carlos Sacomani, urologista e coordenador geral do Departamento de Disfunções Miccionais da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
A cor e o cheiro podem indicar problemas?
“Se a urina ficar muito escura, tiver sangue ou apresentar um odor muito forte e fétido, pode ser sinal de uma infecção”, diz Sacomani. Outro indicativo de problema é sentir dor na hora de fazer xixi. Se isso acontecer, procure um médico.
É sempre bom enfatizar que a alimentação e a quantidade de vezes que você vai ao banheiro também interfere na cor e odor da sua urina.
Segurar o xixi por muito tempo faz mal?
Ocasionalmente, isso não causa grandes problemas. Porém, se isso se tornar um hábito, pode afetar a sua bexiga.
“Quando você segura por muito tempo a urina, distende demais a bexiga e, na hora da contrair, ela se torna menos eficiente”, explica Sacomani. “Isso ainda pode aumentar o risco de infecção urinária, especialmente em quem já tem predisposição.”
É normal escapar um pouquinho de xixi?
Olha, isso não é normal não. A pessoa deve ficar atenta caso isso se desenvolve para uma incontinência urinária, que pode causar pequenos episódios até situações extremas que podem trazer constragimentos sociais.
“A incontinência é mais comum na menopausa, quando há uma queda na produção de estrógenos, hormônios importantes para manter a rigidez das fibras musculares, o que facilita uma mudança de posição da bexiga”, explica o ginecologista Alexander Kopelman, professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Qual a interferência da infecção urinária no xixi?
“A uretra das mulheres é muito curta, bem mais do que a masculina, e próxima ao ânus, o que facilita o acesso de micro-organismos à bexiga, causando a infecção”, diz Kopelman.
Uma pesquisa realizada em 2015 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que quase 80% das mulheres terão algum episódio de infecção urinária na vida.

Se você costuma ter infecção de urina após as relações sexuais, saiba que isso tem uma explicação. Mulheres com vida sexual ativa correm mais risco de ter a doença.
Durante o sexo, mesmo com o uso de preservativo, o atrito acaba direcionando as bactérias para a uretra. Mas isso pode ser evitado com uma medida simples.
“Após a relação, vá ao banheiro urinar. Assim, você ‘lava’ a uretra, elimina micro-organismos e previne infecções”, orienta o médico ginecologista.
Fonte: Viva Bem












