Natureza

O espaço verde faz mesmo diferença para nosso cérebro

Alguns estudos têm apontado efeitos positivos do “efeito natureza” sobre algumas funções cognitivas. Nosso cérebro é responsável pela nossa vida ativa, nossa memória e nossa capacidade de produzir saúde.

A natureza, em sua forma de vida é capaz de restabelecer por exemplo, a atenção, memória e linguagem. E muitos estudiosos e pesquisadores já provaram isso.

Faça o teste

Pesquisadores escoceses demonstraram há poucas semanas que, mesmo dentro da cidade, o contato com o verde pode trazer benefícios ao cérebro.  

Voluntários caminharam pela cidade de Edimburgo com um aparelho de eletrencefalograma portátil. Quando passaram por ruas comerciais agitadas, o cérebro se mostrou bastante excitado, o contrário do que aconteceu em um parque da cidade, quando as ondas cerebrais ficaram mais “meditativas”.

Sabemos também que pessoas que moram próximas a árvores e parques têm níveis menores do hormônio do estresse cortisol quando comparadas às que vivem cercadas de concreto por todos os lados.

O local onde moramos pode mesmo influenciar nossa saúde, não só a saúde mental. Sabemos que morar à beira de rodovias aumenta o risco de doenças cardiovasculares devido à poluição do ar.

No entanto, o risco de diabetes é menor em comunidades que têm na vizinhança boas opções para realização de atividade física, pratica de horticultura, além de comércio com oferta de produtos alimentícios saudáveis. Isso sem falar no trânsito.

Então, aproveitemos a natureza, porque ela nos dá saúde gratuita!

Fonte