Foram resgatados em um sítio na Zona Rural de Jacupiranga, interior de São Paulo, ao menos 17 cães abandonados na propriedade de um homem debilitado e que há dois anos já estava sendo monitorado por policiais por suspeitas de negligência a outros animais.
Em ação acompanhada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), membros de uma equipe independente de resgate se mobilizaram para salvar os cachorros assim que o dono dos animais precisou ser internado. Alguns dos bichos foram encontrados em estado crítico, doentes, com vermes e necessitados de tratamento.
“O proprietário, infelizmente, é um acumulador. Há alguns meses, ele ficou muito doente e precisou de cuidados médicos. Alguns conhecidos alimentam os cães, mas eles estão em situação precária de cuidados e higiene. Muitos estão doentes”, comentou ao G1 a presidente do Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPA), Marcia Colla.
![]()
Segundo Marcia, pelo menos oito dos cães que ainda vivem na propriedade vivem em um imóvel fechado e sequer têm contato com a luz do sol: “Esses animais são ariscos e nunca viram a luz do dia, do sol. É complicado, pois são difíceis de socializar. Mas todos serão resgatados ao longo da próxima semana”.
![]()
As medidas na propriedade estão sendo tomadas desde 2015, quando cães foram resgatados: “Encontramos cachorros mortos em geladeiras. Depois disso, fizemos a castração da maioria dos animais que ali vivem, mas o dono continuou abrigando tantos outros. É uma situação bastante delicada e degradante”, disse Marcia.
Fotos: Divulgação / GPA











