Ciência e saúde

Novo ultrassom dentro do sutiã pode detectar câncer de mama.

By Drica Adamo

September 04, 2023

Um aparelho de ultrassom em miniatura, acoplado a uma tira flexível de polímero, pode ser colocado em um sutiã e detectar tumores de câncer de mama entre aqueles com maior risco de desenvolver um.

A invenção é significativa por vários motivos e, se aperfeiçoada e desenvolvida, poderá salvar centenas de vidas.

A primeira razão pela qual poderia ser um grande avanço médico é que o desenvolvimento de tumores de cancro da mama nas suas fases iniciais leva a uma taxa de sobrevivência de quase 100%. A segunda é que o desenvolvimento de um tumor mesmo no espaço entre as mamografias acontece, e não em uma taxa pequena. Dependendo do país, 20-30% de todos os tumores são encontrados em pessoas que estavam entre os exames de rotina.

O dispositivo foi desenvolvido no MIT e, uma vez usado, permite ao usuário mover um rastreador de ultrassom pelo sutiã e verificar se há tumores.

“Mudamos o formato da tecnologia de ultrassom para que ela possa ser usada em sua casa. É portátil e fácil de usar, e fornece monitoramento fácil e em tempo real do tecido mamário”, diz Canan Dagdeviren, professor associado do Media Lab do MIT, autor sênior do estudo que demonstra sua funcionalidade e inventor do dispositivo.

Dagdeviren se inspirou para o dispositivo em sua tia, Fatma Caliskanoglu, que morreu após desenvolver tumores agressivos de câncer de mama entre exames de rotina, após apenas seis meses. Sentada ao lado da cama, Dagdeviren esboçou sua ideia para o sutiã de ultrassom vestível.

No estudo, os pesquisadores testaram o dispositivo em uma mulher de 71 anos com histórico de cistos mamários. Eles confirmaram que era possível detectar os cistos, que tinham apenas 0,3 centímetros de comprimento, ou aproximadamente o tamanho de um tumor em estágio inicial. Eles também confirmaram que fornecia uma profundidade de visão comparável às máquinas tradicionais de ultrassom usadas para procurar tumores em um hospital ou centro de câncer.

Fonte