Um novo exame consegue identificar câncer em menos de 3 horas e pode custar 50 euros, menos de R$ 300,00. Ele foi criado por pesquisadores da Espanha e combina amostras biológicas com IA (Inteligência Artificial) para agilizar o processo.
O exame foi criado no Centro de Regulação Genômica (CRG) de Barcelona. A nova ferramenta permite usar moléculas de ácido ribonucléico de transferência (tRNA) como biomarcadores, que conseguem diagnosticar a doença com mais rapidez e eficácia.
Os cientistas publicaram o trabalho na renomada revista ‘Nature Biotechnology’. “Antes dependíamos de métodos separados que são menos informativos, demorariam semanas e custaram milhares de euros para obter resultados. No futuro próximo, será em poucas horas”, afirmou a pesquisadora Morghan Lucas.
Como funciona
Os pesquisadores conseguiram, pela primeira vez, desenvolver um método para medir a abundância e as modificações do tRNA de maneira simples, barata, de forma menos invasiva e com alta sensibilidade e especificidade.
O método está sendo usado como base para desenvolver um novo kit e a plataforma.
Agora, os cientistas trabalham para que os primeiros resultados da pesquisa sejam ampliados e o exame fique à disposição da população.


