Natureza Incrível

Novo estudo mostra que animais de estimação retardam demência.

By Drica Adamo

January 05, 2024

Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência. Cerca de 10 milhões de novos casos surgem a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, sendo atualmente a 7ª principal causa de morte, observa também a OMS. 

Sintomas

Os primeiros sintomas de demência incluem esquecimento, confusão, perda de noção do tempo, avaliação errada de distâncias, ansiedade, mudanças de personalidade, envolvimento em comportamento inadequado e muito mais. (O crédito da foto deve ser WANG ZHAO/AFP via

O estudo

 Agora, um novo estudo descobriu que ter animais de estimação pode estar associado a taxas mais lentas de desenvolvimento de demência. 

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen, .

O autor do estudo, professor Ciyong Lu, disse no estudo que “a posse de animais de estimação compensou as associações entre viver sozinho e o declínio das taxas [de] memória verbal e fluência verbal”, disse ele.

Foto de Christoph Soeder/aliança de imagens via Getty Images

A pesquisa envolveu mais de 7.900 participantes com mais de 50 anos, sendo que cerca de  e 27% moravam sozinhos.

No estudo, Lu disse que aqueles que moram sozinhos com animais de estimação apresentam taxas mais lentas de desenvolvimento de sinais de demência.

Fonte