
Nova radioterapia contra tumores preserva células saudáveis; entenda.
Uma nova radioterapia, criada em Israel, oferece resultados promissores na eliminação de tumores. Ela pode preservar células saudáveis, algo que as radioterapias convencionais nem sempre conseguem fazer.
Chamada de DaRT, a técnica é aplicada através de um laser focado na erradicação das células cancerígenas, poupando os tecidos saudáveis ao redor do tumor.
O tratamento, está disponível só para grupos de estudos. Mas, pretende ir além e colaborar para a remissão do câncer de boca, língua, pâncreas e o câncer de mama.
A pesquisa foi desenvolvida em Jerusalém, Israel, e será implementada em outros hospitais. Os EUA já está em fase de testes.
Os cientistas buscam parcerias em diferentes países.
Teste
Cerca de 13 pacientes com câncer de pele ou cabeça e pescoço resistente à radiação foram acompanhados por 5 meses. Todos os tumores responderam ao tratamento. Nove tumores tiveram resposta completa, três tumores apresentaram resposta parcial e um tumor não foi destruído com sucesso e foi considerado “em observação”. Nenhuma toxicidade importante foi notada.
Fonte Clique e leia a pesquisa completa.
