Amsterdã, capital da Holanda, é conhecida pela grande mobilidade urbana. Lá, é comum as pessoas deixarem o carro de lado para se locomoverem por bicicletas, ônibus ou metrô. No entanto, alguns aventureiros resolveram utilizar os mais de 100 quilômetros de canais que cortam a cidade para colocar em prática uma ideia simples, mas inovadora: ir de um lugar para o outro em pranchas de Stand-up Paddle, ou SUP.
O esporte, que se popularizou no Brasil nos últimos anos e é moda nas praias durante esse verão, consiste em ficar em pé na prancha enquanto um remo é utilizado para a locomoção. O que para nós é diversão, tem potencial para se transformar em um prático e barato meio de transporte alternativo. Além disso, empresas de turismo oferecem tours por Amsterdã em pranchas desse tipo, o que aumenta ainda mais as possibilidades de atividade (e giro de dinheiro) na região.
Para a sorte dos holandeses, os canais são completamente limpos e o tráfego de pequenas embarcações não é intenso. De acordo com a ex-jogadora de vôlei Marrit Ieenstra, que todos os dias veste uma roupa de borracha e rema cerca de 35 minutos para ir ao escritório em que trabalha, há apenas um fato para se preocupar. “Não cair, absolutamente não cair. A água é muito fria aqui em Amsterdã”, afirmou a ex-atleta ao Globoesporte.
Imagina aqui no Brasil, se os rios de nossas cidades não fossem tão poluídos? O trânsito da Marginal com certeza iria diminuir! Confira imagens e vídeos de um evento que reuniu centenas de praticantes do SUP nos canais da capital holandesa:


















