Quando não tem outro jeito de curar uma infecção, nós somos obrigados a recorrer aos antibióticos, cada vez mais presentes no dia a dia de muitas pessoas (o que é uma pena).
No entanto, há um detalhe por trás do uso destes medicamentos que muita gente desconhece. Você sabia que não se deve tomar antibióticos (o famoso) sem que ele seja acompanhado de probióticos (o não tão famoso)?
Antigamente era comum que junto com as receitas dos antibióticos fosse recomendado o consumo de vitaminas do complexo B, iogurte, Yakult e bastante repouso para auxiliar o corpo a se recuperar dos efeitos dos remédios. Vale ressaltar que nenhum antibiótico tem poder de curar, mas sim de reduzir colônias de bactérias causadoras das doenças enquanto o sistema imunológico do corpo completa o serviço.
-
Foto: Tua Saúde / Reprodução
Afinal, quais e o que são os probióticos?
Nem todas as bactérias são do mal. Pelo contrário. Algumas delas são mais do que essenciais para que nosso corpo funcione da melhor maneira. E nesse grupo encontram-se os probióticos, que são micro-organismos vivos que atuam beneficamente no trato intestinal. No geral, eles atuam nos processos fermentativos dos alimentos.
Dentre as mais de 100 bilhões de bactérias (é mole?) que compõem a nossa flora intestinal, destacam-se como as mais importantes duas famílias, por serem as que mais precisamos repor quando tomamos antibióticos: os Lactobacillus (você já viu a inscrição ‘lactobacilos vivos’ nas garrafinhas de Yakult?) e os Bifidobacterium.
Os probióticos se encontram em alimentos fermentados, como por exemplo iogurte, bebidas frutadas, coalhadas, picles, conservas, kefir, dentre outros. E além disso, você pode encontrá-los tanto em alimentos industrializados (embora em alguns casos não seja o mais recomendado) quanto em alimentos que você preparar em casa, como repolho azedo, chucrute e conservantes presentes em hortaliças.
-
Os probióticos são essenciais para um bom funcionamento do organismo – Imagem: Saúde e Emagrecimento / Reprodução
Lembre-se, então, que os antibióticos podem te ajudar, mas ao mesmo tempo acabam com a microbiota persente no intestino, o que gera efeitos colaterais como diarreia, dificuldade de absorção de nutrientes e problemas na nossa defesa imunológica natural. Portanto, nunca se esqueça dos probióticos.

Foto: Tua
Os probióticos são essenciais para um bom funcionamento do organismo – Imagem: