A diversão de origem indiana está cada vez mais entrando na moda entre os jovens, que fumam como se o narguilé fosse algo inofensivo à nossa saúde. O que os usuários de naguilé não sabem é que a mistura de aromatizantes e tabaco somada à fumaça inalada pode ser comparada com a composição do cigarro, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão de 60 minutos fumando narguilé equivale em média ao consumo de 100 cigarros tradicionais.
Apesar de funcionar a base de água, o uso de narguilé contribui para o aparecimento de doenças respiratórias, coronárias e até alguns tipos de câncer, assim como o cigarro.

Muitos dos jovens vão para as tabacarias para fazer uso do narguilé, e mesmo com a Lei Antifumo, que entrou em vigor em 2009, esses estabelecimentos podem continuar existindo, sendo necessário apenas seguir algumas regras como sistema de ventilação e exaustão para a fumaça e placas que avisem os usuários dos riscos para a saúde que o narguilé causa.
Mesmo que muitos discordem das afirmações da OMS, uma coisa pode ser afirmada: grande parte dos usuários realmente não sabem o que estão consumindo e apenas entram na onda de amigos, sendo expostos a perigos que nem eles fazem ideia.
Reprodução de imagens/ Internet












