A Finlândia descobriu um jeito de fazer com que um bebê sobreviva facilmente ao seu primeiro ano de vida: uma “caixa-bebê”.

Se você acha que é uma caixa misteriosa cheia de traquitanas tecnológicas e acessórios ilusórios, errou feio! Trata-se de uma simples caixa de papelão onde você pode colocar o bebê dentro. Os finlandeses começaram a fazer isso em 1938 com o intuito de fornecer às crianças um início de vida baseado na igualdade, independente de classe social ou gênero. Desde então, as futuras mamães recebem um kit de maternidade do governo.
A caixa possui roupas sem distinção de gênero, lençóis, brinquedos, entre outros materiais (veja o vídeo no final do post), e também é usada como cama durante os primeiros meses de vida.

E esse hábito tão esquisito fez com que o país alcançasse uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil ao redor do globo!
O governo finlandês disponibiliza a caixa como um presente para todas as gestantes. Mas cabe aos pais a decisão de escolher se querem a caixa ou uma ajuda financeira no valor de 140 euros. E, pasmem, 95% dos pais optam pela “caixa-bebê”.


Muitos fatores explicam a importância dessa caixa. Um deles é devido à segurança e conforto ao bebê entre as quatro paredes de papelão, estimulando que os pais acabem com o costume de colocar o bebê para dormir na mesma cama que eles. Outro é o fato de que, para receber o kit (ou dinheiro), as gestantes são obrigadas a visitarem um médico ou uma clínica pré-natal antes do quarto mês de gravidez.
Se você ficou interessado em saber mais sobre essa caixa mágica, veja o vídeo:













