O período de férias é um dos mais aguardados do ano. Mas, para evitar ficar na mão na beira do acostamento, é necessário fazer a manutenção preventiva do carro antes de pegar a estrada. Checar sistemas de frenagem e amortecimento, transmissão, pneus e bateria, por exemplo, é essencial para garantir que a viagem seja livre de problemas.
O motor é o coração de um veículo automotor e precisa de toda atenção do dono. Mas, independentemente do ano de fabricação, carros e motos precisam passar por revisões, especialmente quando o veículo vai passar um longo período na estrada.
“A segurança deve ser uma preocupação constante do condutor”, ressalta Michael Crespo, empresário do ramo automotivo.
Ele enumera os principais itens aos quais se deve estar atento para que o descanso não se transforme em transtorno.
“É preciso conferir o nível do óleo de motor e da água do reservatório de arrefecimento, verificar o estado dos pneus e checar o alinhamento e o balanceamento”, ressalta.
Sistemas de segurança
Michael afirma, ainda, que é fundamental a verificação dos freios e da suspensão, para que esses sistemas estejam em perfeitas condições de funcionamento para fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
O freio é importante para parar o carro e diminuir, gradual ou bruscamente, a velocidade do veículo, afinal, dirigir em estradas implica em estar preparado para toda sorte de imprevistos. Um sistema de freios confiável envolve condições perfeitas de funcionamento de seus subsistemas. Por exemplo, se o nível de fluido de freio estiver demasiadamente baixo, a força aplicada nos pedais não será suficiente para fazer o carro parar no tempo correto.
Da mesma forma, o conjunto de suspensão deve trabalhar de maneira a equilibrar o carro, mantendo as quatro rodas no chão. Se falhar por falta de manutenção, o passeio poderá se tornar um pesadelo.
Outros sistemas também são responsáveis pela segurança do carro. Portanto, fazer a manutenção preventiva antes da viagem de férias vai proporcionar maior segurança em todo o trajeto.
Itens de segurança
Triângulo, macaco hidráulico e chave de roda nunca devem sair do porta-malas, mas é recomendado verificar o estado destes itens. Alguns modelos de triângulo, se mal armazenados, podem quebrar facilmente e não o ajudarão na hora do aperto.
Quando fica muito tempo guardado, o macaco pode ficar duro e emperrado, em função do ressecamento da graxa. Sendo assim, vale a pena dar uma conferida. Já a chave de roda que vêm de fábrica normalmente têm o braço de apoio muito curto, dificultando o desaperto dos parafusos na hora de trocar uma roda.
A melhor solução é optar por uma chave com braço mais longo ou procurar um extensor para facilitar o serviço. Aproveitando que está com o porta-malas aberto, confira se o estepe está em condição de uso e se precisa ser calibrado.












