
Mulher se forma e agora dá aula na mesma escola em que fazia faxina.
“A educação mudou tudo ao meu entorno e me incentivou, inspirou. A educação é fundamental para mim. A gente repete muito isso, mas é verdade, muda a nossa vida e sem ela a gente não consegue realizar nossos sonhos” declarou Roseli.
Roseli Kusster, de 45 anos, nasceu em uma cidade do interior chamada Rancho Queimado, SC. Ali, viveu até os 32 anos. Nesta idade, se mudou para a capital de seu estado. Mas, havia estudado apenas até a 4ª série do ensino fundamental.
Em Florianópolis, Roseli, começou a trabalhar na área da limpeza. Um de seus trabalhos foi a vaga para serviços gerais na escola de São José. Lá, recebeu diversos incentivos para retomar os estudos.
“Eu amava a escola, sempre amei. Era apaixonada pela professora, o giz no quadro, a borracha, era um lugar especial”, comenta.
Após receber ajuda de uma colega de trabalho, ela foi matriculada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalizou o segundo grau através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Logo depois, Roseli começou a faculdade. Mãe de um menino de 10 anos com diagnóstico autista, Roseli decidiu dedicar o seu trabalho a alunos que possuem deficiência.
Em fevereiro de 2022 a mulher largou o trabalho no setor de limpeza da escola e cerca de três meses depois retornou como professora em caráter temporário.
“Sair como auxiliar de serviços gerais e voltar como professora é uma vitória”, se orgulha.
Uma história real de alguém que lutou e conseguiu superar sua condição. Parabéns!!
