“Fiquei extasiado com esse resultado”, disse o detetive inspetor Jason Shepherd. O policial experiente sabia que alguém dado como desaparecido por 8 dias no interior acidentado da Austrália tinha poucas chances.
“É milagroso”, disse ele à ABC News , apenas 30 minutos depois de ter preparado uma declaração de que Rikki Mitchell, mãe de 4 filhos, não havia sido encontrada e que as equipes de resgate e os detetives de homicídios estavam chegando ao fim de suas buscas.
Então a mulher de 38 anos de Queensland apareceu na Flinders Highway, coberta de cortes e arranhões, mas viva.
A provação começou quando Mitchell e seu parceiro de 7 meses estavam viajando de Townsville e Charters Towers, no norte de Queensland, e decidiram parar em uma área de descanso.
Seu parceiro decidiu ir visitar um amigo próximo para um rápido olá, enquanto ela decidiu nadar um pouco e caminhar em uma área de natação perto da parada de descanso.
Se perder não é tão difícil
Por mais improvável que a história pareça, isso é surpreendentemente típico de histórias de pessoas que se perdem em regiões selvagens. Eles subestimam como é fácil ficar desorientado e se perder a distâncias de meras centenas de metros de estacionamentos, acampamentos ou estradas.
“É do conhecimento comum que, se você estiver no mato no calor [com] pouca comida e pouca água, pode ficar desorientado rapidamente”, disse o detetive inspetor Shepherd sobre esse ponto. “Eu imagino que ela provavelmente está indo na direção errada.”
O relatório deixa de fora todos os detalhes dos eventos entre aquele momento e o momento do resgate 8 dias depois, quando ela “pegou emprestado” um quadriciclo que encontrou em uma fazenda onde provavelmente não sabia que estava, e dirigiu até ouvir os sons da Flinders Highway, e correu para o dono do rancho que sabia que a busca estava ocorrendo na área.
As equipes de resgate relatam que ela estava coberta de arranhões leves e seus pés estavam abertos e sangrando, mas sem ferimentos graves.
Shepherd disse que embora ela obviamente não fosse uma sobrevivente treinada, ela deve ter percebido uma coisa ou duas por ter durado tanto no calor sem uma fonte pronta de água fresca e comida.
Busca difícil
Cerca de 20 funcionários do serviço de emergência participaram de uma busca difícil desde o início. Por ser uma área de descanso, as pegadas estavam por toda parte e, portanto, as poucas trilhas que eles conseguiram seguir na mata não levaram a lugar nenhum.
Todos ficaram muito felizes em saber que a mãe de quatro filhos estava segura, e a história é um lembrete comovente – esteja você em Appalachia ou no Bush – de como é fácil entrar acidentalmente em uma situação de sobrevivência.












