O amianto é uma fibra mineral extraída de rochas e muito usada em construções, na fabricação de telhas e caixas d’água, por exemplo. Mas ele também pode ser o principal causador de um sério tipo de câncer, o mesotelioma, que começa nas células dos revestimentos internos de certas partes do corpo, afetando, na maioria dos casos, os pulmões.
Susan Macgregor, como boa parte das crianças, brincava muito em sua infância e adorava passar o tempo com seu pai, abraçando-o. Ele era instalador de tubos e sempre chegava em casa do trabalho usando um macacão, coberto de amianto. Esse fato era irrelevante na época, mas anos depois, fez toda a diferença na vida de Susan.
Já adulta, mãe de três filhos e casada com Dave, ela era muito envolvida com atividades físicas. Mas ao sentir uma grande dificuldade para respirar durante alguns exercícios, Susan resolveu procurar um médico. Lá, eles realizaram um raio-x e detectaram que ela sofria de uma forma grave de mesotelioma, mas ninguém fazia ideia de como ela tinha desenvolvido essa doença. Diagnosticada em setembro de 2015, ela lutou bravamente, com a quimioterapia e uma cirurgia para remoção da parte afetada de seu pulmão, mas acabou falecendo 14 meses depois de iniciar o tratamento, com 58 anos.
Seu marido falou ao Derby Telegraph sobre a morte de Susan:
“As crianças estão absolutamente devastadas, perderam sua mãe, perderam um amigo, os netos perderam sua avó e eu perdi minha esposa.”
Após um inquérito para desvendar a causa do câncer em Susan, o médico legista concluiu que ele provavelmente se desenvolveu devido ao seu contato com o amianto no macacão de seu pai, muitos anos atrás. Segundo ele, só é necessária uma pequena quantidade da fibra para se instalar no corpo e se manifestar 40 ou até 50 anos depois. Assustador, não?
Embora sua família tenha ficado indignada com a permissão do governo de usar substâncias tão prejudiciais nas construções, os advogados não conseguiram vincular o caso à nenhuma empresa em específico e mesmo assim, segundo seu marido Dave, nenhum dinheiro seria capaz de trazê-la de volta. Embora o amianto tenha sido proibido em 1999, ainda pode ser encontrado em construções antigas.
O caso deixa um importante alerta para o cuidado com o amianto, porque mesmo não sendo tão utilizado quanto antigamente, ainda merece uma atenção especial para que não prejudique a saúde de outras pessoas. Foto: SWNS












