A Boa do Dia

Mulher acorda em hospital lutando pela vida por causa de ‘erro comum’ em salão de beleza

By Bruno Piai

November 10, 2017

Quando uma mulher chamada Tara Batista saiu de um salão de beleza nos Estados Unidos, após passar pela pedicure, ela não contava com o que estava reservado para ela ao chegar em casa. Assim que adentrou seu lar, ela começou a se sentir fraca e a sofrer uma dor intensa que se alastrou de seu pé para sua perna.

Como a sensação de dor mais piorava do que aliviava, Tara chamou uma ambulância. Àquela altura, ela sequer conseguia ficar de pé e estava quase inconsciente de tanta dor que sentia.

No hospital, quando a equipe médica identificou, a princípio, um inchaço e uma infecção em seu pé, a mulher não teve dúvidas: a culpa era do salão. E os médicos deram voz à sua desconfiança. “Tinha que pedir [à pedicure] para ir mais devagar. Estava doloroso”, lembrou a cliente, que saiu insatisfeita com o serviço, mas nunca imaginou que algo mais grave aconteceria.

A dor no pé de Tara não só ficava mais forte, como a cor do membro escurecia. Era assustador. A infecção assumiu um caráter tão perigoso que foi necessária uma operação no pé de Tara. Ela corria um risco real de precisar amputar caso não o fizesse. E enquanto ela se recupera, os médicos recomendaram seis semanas de muito repouso. “Foi um pesadelo total”, disse a paciente, que estava no salão se preparando para seu casamento.

Assim que a história ganhou repercussão, o estabelecimento foi procurado, mas ninguém se manifestou a respeito do ocorrido. De acordo com o podólogo Lee Timberlake, métodos incorretos ou “atalhos” aplicados por pedicures podem causar lesões, enquanto a má higiene do acessórios utilizados pode contribuir com infecções. Além disso, ele ressalta que as pessoas que trabalham com unhas devem conhecer procedimentos de desinfecção.

Fique muito atento com o salão de beleza que você escolher. Não confie em qualquer estabelecimento ou qualquer profissional.