Mulher diz que foi impedida de participar de programa sobre aborto por estar grávida
O aborto é uma das questões que está em intenso debate constantemente e algumas leis, não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo estão tramitando a respeito.
Um novo programa da BBC que visa discutir justamente esse assunto está passando por uma polêmica. Uma mãe, Sarah Costerton, que havia sido convidada para participar do painel de entrevistadas, alega que foi ‘descartada’ porque estar grávida seria um empecilho para os organizadores do programa e para outras mulheres exporem seu ponto de vista:
“Eles estavam preocupados que isso iria inibir as pessoas de falar livremente ou causar mal-estar; que eu estar grávida ofenderia as pessoas que optaram pelo aborto. Foi o que me disseram.” Ela disse que não lhe foi dada nenhuma explicação para que não pudesse participar do programa, mas que entende que estar grávida, para eles, era uma ‘pedra no sapato’. Na verdade, o que ela chama a atenção em seu depoimento é sobre a necessidade de diferentes opiniões para debater o aborto, mas que sentiu que eles seguiam apenas um viés e suas escolhas não eram compatíveis com o que eles queriam.
No primeiro momento, Sarah Costerton, que já tem outros três filhos, foi cogitada para participar pois se recusou a abortar sua filha Beth, agora com quatro anos, quando descobriu que ela nasceria com Síndrome de Down. Ela alega que ficou entristecida e que acha que o programa deu prioridade às mulheres que optaram pelo aborto e não se preocupou em ouvir as que decidiram seguir a gestação.
O porta-voz da BBC se manifestou sobre a polêmica:
“O programa marca o 50º aniversário da Lei do Aborto e questiona se a legislação reflete as opiniões da Bretanha moderna. Como na elaboração de qualquer programa, a produção falou com uma ampla gama de contribuidores potenciais e simplesmente não é verdade que alguém foi excluído com o argumento de que sua história poderia ofender. Os contribuintes representam uma ampla gama de pontos de vista e perspectivas e incluem uma mãe de uma criança com Down.”
Não sabemos o que de fato aconteceu no caso dessa mãe, mas é válido ressaltar que não só em programas de televisão, mas em qualquer outro lugar que realize debates, é essencial a presença de diferentes pontos de vista para agregar ao assunto!
Foto: Reprodução/ Jenny Goodall

