Yamile Jackson teve um parto prematuro em 2001, devido uma preeclampsia grave, que se trata de uma hipertensão arterial, edemas e outras complicações durante a gestação. Seu filho, Zachary, nasceu com 12 semanas de antecedência e pesando menos de um quilo. Para se recuperar precisou de 155 dias na UTI neonatal sob cuidados intensivos. enquanto Yamile ficava lado de seu bebê durante os dais, mas, contra sua vontade, precisava dormir separada do pequeno Zack.
Depois de se questionar sobre ficar algumas horas distante de seu filho e ter certeza de que ele poderia se sentir desprotegido, ela teve a ideia de fazer com que seu bebê sentisse que estava tudo bem. Foi usando luvas de látex encaixadas no pequeno corpinho que ela encontrou uma maneira única de fazer Zachary se sentir mais acolhido enquanto passava as noites hospitalizado. Durante o dia ela usava as luvas para que elas pegassem seu cheiro e de noite deixava envolto do corpo de seu filho, forjando uma espécie de abraço enquanto ele dormia.


Durante o tempo em que Zachary ficou internado e usando essa técnica diferente, Yamile percebeu que isso poderia ajudar outros bebês prematuros. Assim que seu filho teve alta, ela começou a receber algumas ligações de enfermeiras que perguntavam se ela poderia fazer mais luvas para outras crianças. Foi assim que o teste das luvinhas começou a se popularizar no hospital, o que começou com 100 exemplares, hoje se tornou uma empresa chamada Natured by Desing, que recebeu o investimento da apresentadora norte-americana Opra Winfrey.


Ao imitar a sensação de tato dos pais, o bebê prematuro recebe uma ajuda na sua respiração e reduz os episódios de falta de oxigênio, já que eles ficam menos ansiosos. Um projeto independente de pesquisa clínica indicou o funcionamento das luvas Zacky- como são chamadas agora- e concluiu que os bebês que utilizam esse produto que tem a capacidade de absorver os cheiros dos pais, não tiveram mais nenhum episódio de falta de oxigenação. A diferença dos que utilizaram essa inovação com o cheiro familiar, mostraram que pelo menos um terço das complicações comuns foram reduzidas em seus quadros clínicos.












