Às vezes, nos incomodamos com nosso cachorro latindo durante a noite ou em outros momentos que parecem ser oportunos, mas acredite: tudo tem um motivo, e não apenas um barulho que pode ser irritante para algumas pessoas.
Exatamente por esses motivos que desconhecemos, jamais devemos castigá-los ou brigar com os peludos. Quer descobrir quais podem ser as razões deles latirem? Olha só:
1. Comunicação
Assim como nós usamos a fala para nos comunicar, os cachorros usam seu latido. Desta forma, ele está “falando” com você para pedir água, comida ou carinho, ou “falando” com outros animais.

2. Ameça
Geralmente, quando o cão sente-se ameaçado por algo, ou que ele e você podem estar em algum perigo, ele latirá.
3. Brincadeiras
Cães latem por estarem felizes ou brincando com seu dono ou outros pets. É a forma de expressarem sua alegria.
4. Caçar
Está na natureza dos cães saírem à rua, mesmo que seja para apanhar qualquer coisa para comer. A alegria dele ao encontrar tal coisa o fazer latir, ou até mesmo para avisar outros pets próximos o que foi encontrado.

5. Ansiedade de separação
A forma de expressão de solidão e tristeza é através dos latidos. Esse pode estar relacionado tanto quando o dono sai pra trabalhar como alguém que deixa o animal sozinho amarrado no quintal, por exemplo. Esse último, no caso, é errado!
6. Sons e cheiros
Sons e cheiros diferentes e que o animal não está acostumado, certamente alarmará o cachorro e ele instantaneamente começará a latir para alertar você.
7. Dor
Quando sentem dor, cães podem latir para tentar aliviá-la. Lembrando que essa é a forma que ele tem de se comunicar.
8. Estresse
Quando o cão faz algo repetitivo, é sinal se estresse ou ansiedade. Uma dessas atitudes poder ser os latidos contínuos.

E aí, será que seu cachorro se enquadra em algum desses casos? Lembre-se sempre que, da mesma forma que nós falamos o tempo todo, eles também têm sua maneira de se comunicar.













