Mulheres

Modelo negra fala sobre o racismo na semana de moda de Paris

By admin

October 16, 2017

Apesar de uma modelo negra ter sido escalada para abrir o desfile da marca Louis Vuitton na semana de moda em Paris, parece que nem todos estão preparados para trabalhar com etnias diferentes da imposta como padrão. Pelo menos é isso que afirma uma modelo que agora chama a atenção de todos ao falar sobre como se sentiu nos bastidores dos desfiles. Londone Myers usou suas redes sociais para fazer um desabafo:

“Eu não preciso de tratamento especial de ninguém. O que preciso é de cabeleireiros que saibam como arrumar um cabelo afro. Estou tão cansada das pessoas me evitarem nos bastidores dos desfiles. Como vocês ousam tentar me mandar para a passarela com o meu afro todo esfarrapado e destruído? Todos sabemos que se vocês tentassem fazer isso com uma modelo branca, perderiam o trabalho. Se não nos unirmos, todas caímos. Se isso não acontecer com o meu cabelo, provavelmente vai acontecer com o seu”, escreveu Londone.

Ao site da Teen Vogue, ela deu mais detalhes sobre o que aconteceu e ainda disse se sentir deslocada até mesmo entre outras afrodescendentes por não falar francês. “Eu estava tão frustrada com a maneira com que as pessoas evitavam até olhar para mim. Eu normalmente arrumo meu cabelo antes de cada desfile, mas, desta vez, eu apareci sem nenhuma produção, como todo mundo… “As outras garotas negras do casting falavam francês, então eu fiquei um pouco sozinha. Eu simplesmente perguntei para as pessoas quem fazia o cabelo das negras e fui colocada de lado, até que eles me sentaram na cadeira deste cara e tentaram me liberar desarrumada como as outras garotas. Uma das outras modelos negras viu todos aqueles fiapos soltos no meu cabelo e ficou surpresa”, revelou.

“Nós precisamos de um bom sistema de apoio dentro do nosso pequeno grupo e estender nossa mão quando pudermos. Assim como Naomi abriu caminho para nós, devemos ajudar outras garotas. Mesmo que isso signifique… ajudar uma garota a tirar fiapos do cabelo”, afirmou chateada.

Janaye Furman, modelo escalada para representar a Louis Vuitton não se pronunciou sobre o desabafo da colega, mas também usou suas redes sociais para comentar sua experiência nas passarelas parisienses. “Que benção! Este foi um momento incrível e inacreditável… Estou muito feliz que mais mulheres negras estão arrasando nos desfiles. É muito importante que defendamos a nós mesmas e façamos a diferença neste mundo. Estou muito feliz que consegui contar esta bela história”, publicou.

Imagem: Reprodução/ Instagram