
Afinal de contas, o quão perigosa é a má digestão? Confira mitos e verdades a respeito
Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela má digestão insuportável. Por mais que muitos de nós tenhamos hábitos alimentares saudáveis, volta e meia sempre damos uma escapadinha, não é verdade? E é nessa hora que aquela dorzinha chata aparece.
Sob tal perspectiva, muito melhor do que sentir o problema (natural e obviamente) é se prevenir contra ele. Contudo, o tema traz consigo uma série de mitos que, por vezes, contribuem para a desinformação a respeito. E isso pode ser visto em números. Segundo uma pesquisa IBOPE Inteligência, nos últimos anos, no Brasil, os casos de problemas de digestão aumentaram em 9%. E isso considerando apenas as classes A e B.
Em entrevista ao R7, o professor de gastroenterologia da USP e Presidente da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, Joaquim Prado Moraes-Filho, explica o que é verdade e o que não é diante de muitas coisas que nós ouvimos sobre a má digestão. Confira abaixo.

Verdade: existem alimentos que prejudicam a digestão
Os maiores vilões que justificam a afirmação são os alimentos gordurosos. O médico explica que “alguns alimentos podem retardar o tempo de esvaziamento do estômago e, eventualmente, provocar sensação de estufamento e desconforto na região do abdômen”.
Além disso, há alguns outros fatores a se atentar. Comer rápido demais e estar estressado contribuem negativamente para o organismo e atrapalham a digestão.
Mito: o consumo de bebidas no meio de uma refeição pode causar má digestão
É importante levar um detalhe em consideração com essa afirmação. Existe um fator que contribui para a má digestão, que é o consumo – quando exagerado, principalmente – de bebidas gasosas. No entanto isso não necessariamente significa que o processo virá acompanhado de algum incômodo.
Tendo moderação e evitando determinadas bebidas, não há com o que se preocupar.
Verdade: comidas saudáveis são essenciais para uma boa digestão

Ter uma alimentação saudável é como oferecer um presente ao organismo. E ele vai retribuir. Alimentos naturais e dietas balanceadas são fortes aliados no que diz respeito a um bom funcionamento do sistema digestivo.
Mas, claro, não custa fazer uma ressalva: não vale exagerar, senão o que deveria ser bom vai se tornar um problema.
Mito: a má digestão é um gancho para doenças graves se manifestarem
A má digestão, que é uma condição que não costuma durar mais do que alguns dias, não traz consigo doenças graves. Ainda assim, um alerta deve ser feito: embora o problema não seja o catalizador de outras doenças, ele pode ser sim um sintoma.
Caso o quadro de má digestão seja constante, pode ser por consequência de uma gastrite ou de neoplasias. Nesse caso, procurar um médico é fundamental.
